Conexão Mundo inscreve professores da Rede Estadual para especialização EAD na Universidade de Mondragon, na Espanha

O Projeto Conexão Mundo, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB), está com seleção aberta para 60 professores do Ensino Profissional Técnico e professores da Base Nacional Comum Curricular da Rede Estadual de Ensino para especialização na modalidade à distância (EAD) na Universidade de Mondragon Unibertsitatea, na Espanha. Os cursos serão nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Energias Renováveis; Gastronomia e Hotelaria, além de Educação Cooperativa, com previsão para iniciar no dia 29 de setembro. Os professores podem se inscrever até o dia 2 de setembro pelo link https://bit.ly/InscriçãoConexaoMundoMondragon

Univerdidade de Mondragon, na Espanha. Foto: divulgação


Em live realizada nessa quarta-feira (25) pelo canal da Secretaria no YouTube da SEECT, a equipe do projeto apresentou o edital e esclareceu dúvidas dos participantes. Poderão participar da seleção os professores com formação superior e que atuam como prestadores de serviços do ensino profissionalizante técnico, atuantes em Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Profissionalizantes Técnicas, com matrícula regularmente ativa. A Especialização em Educação Cooperativa destina-se a professores efetivos com formação superior em diferentes áreas do conhecimento atuantes na Rede Estadual de Ensino. A lista dos professores classificados será divulgada no dia 4 de setembro.
 
Serão 15 vagas para Formação Pedagógica em Gastronomia e Hotelaria; 15 para especialização em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Energias e 30 para Especialização em Educação Cooperativa. O edital está disponível em  https://linktr.ee/conexaomundo.
 
Para o processo seletivo é necessário que o candidato tenha um nível básico em língua espanhola. A seleção será realizada da seguinte forma: Análise documental; Verificação de ausência de ilícitos; avaliação da proposta de Projeto de desenvolvimento a ser aprimorado durante as especializações e Realização de prova de conhecimentos em Língua Espanhola dos candidatos que foram classificados.
 
Universidade de Mondragon – Durante o período das aulas remotas, os participantes serão orientados por professores da Universidade de Mondragon e assessorados por professores de áreas afins às especializações. Os candidatos também poderão contar com uma equipe de apoio pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), que estará acompanhando o desenvolvimento dos projetos e dando suporte ao longo das especializações.
 
A especialização terá início dia 29 de setembro de 2021 e tem duração de 10 meses. No final do processo de especialização, os professores deverão elaborar o relatório final e entregar até 30 dias após o encerramento do curso, em seguida aplicar o projeto de desenvolvimento. Além disso, os professores serão convocados para apresentação pública dos projetos desenvolvidos, em data e canal estipulados pela coordenação do Conexão Mundo.
A avaliação do desempenho do professor no Projeto Conexão Mundo – Formação de Professores Mondragon será feita de modo contínuo e culminará na apresentação dos seminários finais.
 
Edital Monitores – O programa também está com inscrições abertas para a seleção de Monitores. Estão sendo ofertadas 40 vagas destinadas a estudantes egressos da Rede Estadual de Ensino para atuarem em conjunto com os tutores na realização de cursos preparatórios em língua espanhola ou língua inglesa por meio de ensino remoto. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/InscricaoConexaoMundoMonitores  até o dia 30 de agosto. O edital está disponível em  https://linktr.ee/conexaomundo. O resultado final dos estudantes selecionados será divulgado no dia 6 de setembro.
 
Os aprovados receberão bolsas no valor de R$ 800,00 pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). O regime de bolsas não constitui vínculo empregatício e não segue as regras da CLT. O candidato aprovado deverá obrigatoriamente se cadastrar na plataforma do CNPq, criar o currículo Lattes e disponibilizar na plataforma SIGFAPESQ. 
 
Os candidatos serão classificados por meio dos seguintes critérios: Ser egresso da Rede Estadual de Ensino, tendo concluído o ensino Médio; (Formação comprovada através de: Certificado de conclusão do Ensino Médio; Histórico Escolar, Boletim referente ao 3º ano do Ensino Médio, Declaração da instituição escolar atestando o vínculo); Experiência enquanto intercambista no Programa Gira Mundo da Rede Estadual; Experiência comprovada através de certificado de participação ou declaração fornecida pela coordenação do Programa Gira Mundo); Estar cursando, em Instituição de ensino superior, Letras Inglês ou Espanhol, Tradução, LEANI (Língua Estrangeiras Aplicadas a Negociações Internacionais), RI (Relações Internacionais) e Formação comprovada através de declaração de vínculo com a instituição de Ensino.