Home / Brasil e Mundo / Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

Duas consultas públicas estão abertas até o dia 11 de novembro para que a população possa opinar sobre a incorporação de vacinas que ampliam a proteção contra o pneumococo, bactéria responsável por doenças graves como pneumonia e meningite pneumocócica. O Brasil está entre os 15 países com maior incidência dessas infecções, que figuram entre as principais causas de mortalidade infantil e afetam especialmente crianças de até cinco anos e pessoas com condições clínicas que comprometem a imunidade, como diabetes, câncer, HIV e pacientes transplantados.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece para crianças de até cinco anos a vacina pneumocócica conjugada 10-valente, com 15 anos de uso na rede pública. A Consulta Pública nº 87/2025 avalia a possível inclusão de vacinas conjugadas com maior cobertura — 13-valente, 15-valente e 20-valente — para aumentar a proteção contra os sorotipos de pneumococo mais comuns no país. Já a Consulta Pública nº 85/2025 analisa a inclusão da vacina 20-valente em dose única para pessoas a partir de cinco anos inseridas em 19 grupos populacionais com risco elevado de infecção. Atualmente, esses grupos especiais recebem combinações das vacinas conjugada 13-valente e polissacarídica 23-valente, conforme o risco.

A meningite bacteriana causada pelo pneumococo tem alta letalidade, cerca de 30%, e pode deixar sequelas neurológicas graves, como dificuldades motoras, perda auditiva e paralisia cerebral. Em pacientes com câncer, as pneumonias bacterianas são a principal causa de morte, especialmente em casos de leucemias agudas. Pessoas vivendo com HIV, por sua vez, têm até 25 vezes mais chance de desenvolver pneumonia bacteriana.

Para participar das consultas públicas, os interessados devem acessar a plataforma Brasil Participativo, do governo federal, onde podem manifestar opiniões e contribuir para a decisão sobre a incorporação dessas vacinas à rede pública de saúde. A iniciativa representa um avanço importante na proteção da população contra doenças graves causadas pelo pneumococo, reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à imunização.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)