Home / Brasil e Mundo / Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti

Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti

A Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, definiu seus grupos em sorteio realizado no dia 5 de dezembro de 2025, no Kennedy Center, em Washington. O Brasil foi sorteado no Grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A equipe brasileira, comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, fará sua estreia na competição no dia 13 de junho de 2026, contra Marrocos, em local ainda a ser definido entre Boston ou Nova Jersey.

A Seleção Brasileira entrou no torneio como cabeça de chave, graças à sua posição entre as melhores seleções do ranking mundial da Fifa, juntamente com as equipes-sede (Canadá, México e Estados Unidos) e outras potências como Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. O sorteio, que dividiu as 48 seleções em 12 grupos de quatro times, levou em consideração regras para evitar que seleções da mesma confederação se enfrentassem na fase inicial, salvo exceções para a UEFA, que tem mais representantes que grupos.

O Grupo C, onde o Brasil está, apresenta adversários com perfis variados: Marrocos vive seu melhor momento histórico no futebol; a Escócia é um rival tradicional em Copas; enquanto o Haiti, de menor expressão futebolística, completa a chave. O Brasil disputará ainda contra Haiti e Escócia nos dias 19 e 24 de junho, em cidades como Boston, Filadélfia e Miami.

Esta edição da Copa do Mundo será a primeira a contar com 48 seleções, aumentando o total de jogos para 104. A competição terá início no dia 11 de junho, com o jogo de abertura entre México e África do Sul no Estádio Azteca, Cidade do México, e a final está marcada para 19 de julho no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

O ciclo da seleção brasileira para este Mundial começou em 2023 e incluiu eliminatórias, amistosos e competições continentais. Carlos Ancelotti assumiu o comando recentemente, buscando reerguer a equipe após desempenho considerado abaixo do esperado nas eliminatórias sul-americanas e na Copa América. A equipe já garantiu sua vaga para o Mundial e agora foca na preparação para tentar conquistar o hexacampeonato.

Assim, o Brasil chega à Copa do Mundo de 2026 em um grupo desafiador, com o objetivo de manter seu histórico de sucesso e superar adversários que podem reservar surpresas, especialmente Marrocos, que vem em ascensão no cenário internacional. A expectativa é alta para que a equipe verde e amarela demonstre seu talento e tradição em um Mundial com formato ampliado e disputado em três países anfitriões.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)