OPINIÃO | Decola o governo de João Azevêdo

Na semana passada o Governador João Azevedo cumpriu agenda no Cariri Paraibano, e tal fato foi recheado de nuances que dão boas indicações da disputa política nossa de cada dia.

Vejamos pelas presenças, que de tantas e tão representativas, fez com que eventuais ausências passassem despercebidas. A poderosa comitiva contou com deputados, dirigentes partidários, prefeitos e ex-prefeitos, secretários, vereadores… candidatos de todos os calibres a cargos da majoritária e da proporcional. Nomes de peso da política paraibana se abalaram até Monteiro, cedo da manhã de sexta, para acompanhar a visita que duraria o dia todo, sem pausa nem almoço, num esforço tremendo de acompanhar o governador em cada cidade, em cada obra visitada no Cariri. Teve até secretário passando mal de fome e postulante à vaga na majoritária reclamando que não tava fácil acompanhar o passo do governador.

Tudo isso sob um clima de brincadeira e leveza que acompanhou toda a agenda, além de uma certa informalidade que permitiu à população do cariri ter um contato mais tête-à-tête com o governador, que, registre-se, tirou fotografias e selfies sem conta, sempre solícito e animado, provando sua boa popularidade e prestígio na região. O que se justifica, afinal de contas, “João Azevedo é o patrono da infraestrutura de Santo André”, como disse uma liderança de Santo André, Arimatéia Porto (que uniu-se ao seu adversário político local em apoio à reeleição, num fenômeno que tem se replicado em várias cidades, onde situação e oposição se unem em apoio a João).

Chama a atenção como João se sente à vontade nesse tipo de evento, vistoriar obras, acompanhar andamento de programas do governo, é onde ele se sente em casa. Percebe-se que isso é algo dele, um talento lapidado pela formação de Engenheiro somada a uma vida pública de larga experiência na condução dessa área. Não à toa se vê o ineditismo do volume de obras apresentadas à população, João é realmente “diferenciado” nesse aspecto. Sejamos sinceros, até bem pouco tempo prometer e entregar uma obra no mesmo mandato era utopia, com João, virou rotina.

Teve de tudo, de entrega de estradas pavimentadas a ginásio de escola, de programa de segurança alimentar a Corpo de Bombeiros, de matadouro de animais a esgotamento sanitário, isso sem contar da UTI de Hospital ao Condomínio Cidade Madura. Nas localidades beneficiadas vamos encontrar a grande cidade de Monteiro e o pequeno distrito de “Malhada da Roça”, passando por Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Santo André, São José dos Cordeiros, Parari e Juazeirinho. O governo, depois de um ano sem poder fazer evento de acompanhamento/entrega de obra, agora pode começar a colocar a máquina pra rodar o estado, como indicou o governador: “Gosto de visitar e dar sugestões no andamento das obras. Ainda não estamos fazendo grandes solenidades para evitar aglomerações. É preciso lembrar que, apesar dos números estarem baixando, precisamos continuar com os cuidados preventivos contra a Covid”.

Se mantiver esse ritmo, não vai sobrar espaço à oposição, que parece se contentar em acompanhar, embasbacada, a decolagem do primeiro mandato do governo João, que, com a vacinação e o consequente fim da pandemia, tem tudo para viver o seu melhor momento.

Por José Sobrinho


Esse texto foi recebido por colaboração independente e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal NegoPB.