Defesa Civil alerta para tempestades e ventos fortes em Minas Gerais

O boletim diário da Defesa Civil de Minas Gerais indica que o estado está em ‘situação de perigo’ neste sábado (31). O documento alerta para a possibilidade de tempestades e rajadas de vento.

A Defesa Civil explica que um ciclone no oceano está influenciando o clima em Minas Gerais, promovendo instabilidades atmosféricas. A previsão é de tempestades em quase todas as regiões do estado, com ventos de até 70 km/h e possibilidade de granizo.

As chuvas devem se intensificar à tarde devido ao aquecimento diurno e ao aumento da energia na atmosfera. Espera-se que as precipitações mais intensas, cerca de 40 mm, ocorram no Noroeste de Minas, Central Mineira e na região metropolitana de Belo Horizonte.

Para o domingo, o boletim prevê ventos de 80 km/h e condições para granizo. A continuidade do padrão chuvoso mantém o estado em alerta para eventos adversos, especialmente em áreas vulneráveis.

Recentemente, o estado enfrentou impactos das chuvas. Na sexta-feira (30), a Defesa Civil registrou cinco ocorrências em diferentes municípios, sem mortes. Houve relatos de queda de muro, árvore, enxurrada, interdição de vias e rompimento de talude.

Em Areado, no sul do estado, uma casa foi danificada por uma enxurrada, e a família recebeu assistência social. No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido um alerta sobre a passagem do ciclone pelo Sudeste.

A Defesa Civil de Belo Horizonte renovou o alerta para chuvas (30 mm a 50 mm) com raios e ventos de 50 km/h até 8h de domingo (1º). Também há um alerta de risco geológico ‘forte’, válido até terça-feira (3), afetando principalmente as regiões Pampulha e Norte.

Na quinta-feira (29), chuvas fortes causaram alagamentos e transtornos na capital. A Defesa Civil recomenda atenção ao grau de saturação do solo e sinais construtivos, além de cuidados com quedas de muros e deslizamentos.

Moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas e outros fenômenos meteorológicos via WhatsApp. Também é possível se cadastrar para receber mensagens de texto com o CEP da rua para o número 40199, sem custo.

Fonte: Agência Brasil