### Dembélé e Bonmatí brilham no Fifa The Best 2025 em Doha
Doha, Catar – O atacante francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, e a meio-campista espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, foram eleitos os melhores jogadores do mundo no prêmio Fifa The Best de 2025. A cerimônia de gala, realizada na capital catariense, coroou os dois astros após uma votação que envolveu jornalistas, treinadores, capitães de seleções e torcedores, avaliando o desempenho entre 11 de agosto de 2024 e 2 de agosto de 2025.
Para Dembélé, de 28 anos, foi a primeira conquista na categoria principal do Fifa The Best, repetindo o feito da Bola de Ouro, que ele venceu em setembro pela France Football. O francês superou dez concorrentes, incluindo o brasileiro Raphinha, do Barcelona, e se destacou como o grande nome do PSG na temporada 2024/2025. Sob o comando de Luis Enrique, também premiado como melhor treinador, o time parisiense conquistou o Campeonato Francês, a Supercopa da França, a Copa da França e, principalmente, o primeiro título da Liga dos Campeões da Uefa na história do clube, com uma vitória por 5 a 0 sobre o Inter de Milão na final. Dembélé registrou impressionantes 37 gols e 16 assistências em todas as competições, além de ser eleito para a seleção masculina do ano. Ele também integrou o elenco ideal ao lado de nomes como Gianluigi Donnarumma, Achraf Hakimi, Jude Bellingham e Lamine Yamal.
Aitana Bonmatí, de 27 anos, celebrou sua terceira vitória consecutiva como melhor jogadora do mundo no Fifa The Best, superando 16 rivais, entre elas a companheira Alexia Putellas. A espanhola foi protagonista do Barcelona, que faturou um triplete doméstico e chegou à final da Liga dos Campeões 2024/25, embora tenha perdido para o Arsenal. Bonmatí ainda brilhou na Euro 2025 pela Espanha, sendo eleita a melhor jogadora do torneio apesar da derrota na final para a Inglaterra nos pênaltis. Ela também ganhou a Bola de Ouro feminina pela terceira vez e integrou a seleção feminina do ano, com destaque para Hannah Hampton, Lucy Bronze e Alexia Putellas.
Outros prêmios marcaram a noite. Gianluigi Donnarumma, agora no Manchester City mas herói do triplete do PSG, foi o melhor goleiro masculino. Na categoria feminina, Hannah Hampton, do Chelsea e da Inglaterra, levou o troféu de melhor goleira. O Prêmio Puskás, de gol mais bonito, ficou com o argentino Santiago Montiel, do Independiente, por um voleio espetacular. Lizbeth Ovalle, do Orlando Pride, ganhou o Prêmio Marta pelo melhor gol feminino, com uma “escorpião reversa”. Sarina Wiegman, técnica da Inglaterra, foi a melhor treinadora pela quinta vez, após defender o título europeu. O Fifa Fan Award premiou os torcedores do Zakho SC.
Brasileiros como Raphinha, concorrente ao prêmio principal, e Alisson, do Liverpool na categoria de goleiros, não subiram ao pódio. Ano passado, Vinícius Júnior, do Real Madrid, havia vencido o masculino. A gala em Doha coincidiu com o calendário do Mundial de Clubes, reforçando o glamour do evento organizado pela Fifa. Dembélé e Bonmatí agora miram desafios futuros, como a defesa de títulos e a Copa do Mundo de 2026 para o francês.

