# Texto Revisado e Editado
Aos nove anos de idade, Valéria Miranda adora estar em contato com a natureza. Moradora de Caucaia, no Ceará, aprendeu desde cedo que para continuar brincando e estudando em espaços com árvores, pássaros e ar limpo é essencial cuidar do meio ambiente.
“Eu gosto de brincar, plantar flores e cuidar da minha família. Aprendi aqui no projeto que se eu separar o resíduo posso fazer outras coisas com ele, como casinha e carrinho para brincar. Também ensinei isso para meus dois irmãos”, conta a menina.
Valéria participa do projeto Ecocidadão, uma iniciativa socioeducativa promovida pela empresa Marquise Ambiental, especializada em serviços e soluções ambientais. Em parceria com outras empresas, o projeto mantém a escola Novo Destino, onde estudantes de baixa renda recebem reforço escolar no contraturno do ensino formal.
Na escola, além de aulas de matemática e língua portuguesa, as crianças dedicam tempo a atividades de descobertas. “É uma atividade onde eles desenvolvem competências que vão ser importantes no dia a dia deles. A gente consegue trabalhar a educação ambiental a partir da reciclagem”, explica o professor Arley Alves dos Santos.
De acordo com o diretor-presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery, a iniciativa vai além de obrigações contratuais com o poder público ou a comunidade. Trata-se de uma parceria baseada em confiança, na qual todos saem ganhando. A empresa, que atua no serviço de coleta seletiva em 11 cidades de seis estados, busca criar espaços educativos que aproximem a população dessa atividade essencial.
“Quando as pessoas daquele bairro, daquela rua, começam a entender a importância da separação do resíduo e de todo o processo, isso facilita minha vida como empresa. Não é uma visão contratual, é uma visão de você olhar para frente e saber como o futuro tem que ser”, afirma Nery.
Entre as ferramentas usadas no projeto destaca-se o filme de animação O Presente de Cecília, exibido para Valéria e mais de 700 crianças e jovens. A história mostra uma menina que, com a ajuda de um amigo do futuro, transforma comportamentos prejudiciais ao meio ambiente por meio de práticas sustentáveis.
