O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump afirmou, nesta quinta-feira (25), que a cúpula do partido democrata, representada por Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e o ex-presidente Barack Obama, expulsou Joe Biden da disputa pela Casa Branca.
A declaração acontece um dia depois de Biden fazer um pronunciamento oficial, no Salão Oval da Casa Branca, dando explicações da sua desistência de concorrer ao cargo mais elevado da política americana. Segundo Biden, era preciso dar espaço às “vozes jovens” dentro do seu partido.
Desde o debate televisivo ocorrido em junho, a saúde mental de Joe Biden vinha sendo questionada por seus aliados e adversários. Pesquisas demonstravam que uma parte substancial do eleitorado queria uma mudança na chapa do partido democrata, o que acabou acontecendo após o atentado contra Donald Trump, em Butler, no estado da Pensilvânia.
“Eles o expulsaram, entre Pelosi, Obama e outros”, disse Trump em entrevista por telefone à Fox News. Segundo o candidato republicano, Pelosi e Obama pareciam simpáticos “mas nos bastidores (…) foram brutais”. Além disso, no entendimento de Trump, “eles tentaram dar um golpe de Estado”.