Foram prorrogadas até 5 de dezembro as inscrições para as vagas no Comitê Editorial e de Programação (Comep) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), órgão ligado ao Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas). As vagas são destinadas a representantes dos setores de cursos de comunicação social, comunidade cultural e entidades que defendem direitos humanos e das minorias, com candidatura via plataforma Brasil Participativo. A eleição será feita por voto direto e secreto, preservando diversidade de gênero, raça e regional, e os eleitos terão mandato até 8 de julho de 2027, sem possibilidade de reeleição.
A criação do Comep marca o retorno da participação social na EBC após uma pausa de nove anos. Desde 2016, quando o antigo Conselho Curador foi extinto, a empresa não contava com instâncias desse tipo. Em junho de 2025, os comitês do Sinpas foram reinstalados, após decreto do presidente em exercício Geraldo Alckmin. Além do Comep, o Cpadi, outro comitê da EBC, acompanha as diretrizes de programação das emissoras públicas geridas pela empresa.
O Comep tem como principal missão garantir que a sociedade civil participe no acompanhamento dos princípios do sistema público de radiodifusão, assegurando a pluralidade da sociedade brasileira nas discussões e decisões. O Cpadi trabalha para promover a diversidade social, cultural, regional e étnica na programação da EBC, estimulando a produção regional e independente, e incentivando conteúdos educativos, artísticos, culturais, científicos e informativos. Dessa forma, reforça-se o compromisso com a pluralidade de ideias na abordagem dos fatos e o fortalecimento da comunicação pública no país.

