Em João Pessoa, idosos de instituições de longa permanência comemoram segunda dose da vacina contra a Covid-19

A segunda dose da vacina que previne contra a Covid-19 foi muito comemorada pelos idosos acolhidos na Associação Promocional do Ancião (Aspan), uma das três instituições de longa permanência da Capital que começaram a receber a campanha da Prefeitura de João Pessoa, nesta sexta-feira (19). A vacinação aconteceu ainda no Lar da Providência e Lar Melodias, e se estende até segunda-feira (22) em outras instituições.

“Uma dose extra para a vida”, resumiu a aposentada Ivone Veloso, de 77 anos. “Eu digo isso, porque tive muito medo quando tive a Covid-19. Cheguei a ficar internada durante oito dias, mas, graças a Deus, consegui vencer. Agora, vacinada, estou mais segura contra essa doença”, completou a aposentada, que agora espera obter a imunidade para conseguir matar a saudade de sua filha de um jeito mais afetuoso. “A gente só se ver quando ela vem deixar alguma coisa aqui, mas á distância, sem poder abraçar”, declarou.

E esse abraço pode está muito perto de acontecer, segundo a coordenadora da Aspan, irmã Selma. Ela explica que desde março as visitas presenciais estão suspensas na instituição, claro, por medidas de segurança. Mas, com a aplicação da segunda dose da vacina nos 37 idosos e 42 colaboradores, um novo planejamento será feito para que, em breve, os idosos possam ter um contato mais próximo com os familiares.

“Vamos marcar uma reunião virtual para combinar com os familiares quando esse contato puder acontecer, mas, claro, seguindo todos os protocolos de segurança e com horário específico para acontecer. Esse é um momento muito importante para todos eles, porque a segunda dose da vacina traz mais segurança e esperança a irmã Selma.

Quem também recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 com muita alegria foi a aposentada Elza do Nascimento, 79 anos. Ela lembra os momentos de tristeza vividos na instituição no início de 2020, quando oito idosos perderam a vida para a Covid-19. “A gente nunca está preparada pra ver uma situação como essa. Agora, com essa vacina, espero que seja o fim desse pesadelo, que ela traga mais esperança para todos nós”, declarou.

Drive-thru – A vacinação contra a Covid-19 também acontece nesta sexta-feira (19) para outros grupos prioritários, que estão recebendo a primeira dose do imunizante. São os idosos com idade a partir de 85 anos, que podem se vacinar até às 17h nos postos drives thru, localizados no Shopping Mangabeira e Manaíra. Para ter acesso  à vacina, além de estar dentro da faixa etária estabelecida pela Secretaria de Saúde, o idoso deve apresentar documento com foto ou cartão do SUS.

Texto: Max Oliveira
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Kleide Teixeira

Previous post Aditivo em TAC redefine calendário de concurso da PMJP; expectativa do MPPB é de ampliação de vagas
Next post Governador recebe voto de aplauso da ALPB por avaliação do Estado em pesquisa da FGV