Mais de 96,6 mil pessoas participarão da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, que será realizado neste domingo, 19 de outubro de 2025. A prova, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá aplicação em 225 municípios brasileiros, o que representa um aumento de 9,8% em relação ao número de localidades no ano anterior, quando foram 205 municípios.
Os participantes devem acessar o cartão de confirmação de inscrição no Sistema Enamed, utilizando a senha do portal Gov.br, para verificar o local de prova, número de inscrição, data e horários do exame. Além disso, o documento confirma se o candidato receberá atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso tenha solicitado isso durante a inscrição.
No dia da prova, os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A prova iniciará às 13h30 e terá duração de cinco horas, com término às 18h30. Os participantes devem apresentar documento de identificação oficial com foto, que pode ser cédula de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, entre outros. Estrangeiros devem apresentar documento oficial e com foto, como um passaporte.
O Enamed consistirá em 100 questões objetivas de múltipla escolha, divididas igualmente entre as áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, e saúde coletiva e saúde mental. O gabarito preliminar será divulgado no dia 22 de outubro.
O resultado individual no Enamed poderá ser usado como uma etapa de seleção para a residência médica através do Exame Nacional de Residência (Enare). Além disso, os desempenhos servirão para orientar políticas públicas voltadas à formação médica. A prova visa avaliar se os estudantes adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, verificar se estão preparados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), e fornecer dados para melhorias na educação médica. Em futuras edições, o Enamed tende a ganhar peso oficial em seleções e avaliações institucionais.

