O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, após identificar semelhanças entre essas perguntas aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro e conteúdos divulgados antecipadamente na internet. A decisão decorreu da análise técnica da comissão responsável pela elaboração das provas, que constatou relatos de antecipação de questões semelhantes, embora nenhuma tenha sido reproduzida exatamente como no exame oficial.
A suspeita começou a ganhar repercussão após um vídeo de transmissão ao vivo, veiculado dias antes do segundo dia de prova, apresentar perguntas com similaridades pontuais às do Enem. O Inep reconheceu essas semelhanças, mas reforçou que o conteúdo divulgado na live não correspondia diretamente aos itens aplicados. Para garantir a integridade do exame, o instituto acionou a Polícia Federal para investigar a conduta e autoria da divulgação antecipada, buscando responsabilizar os envolvidos por possível quebra de sigilo ou má-fé.
O Enem é um exame de caráter federal, coordenado pelo Inep, que segue protocolos rigorosos de segurança em todas as etapas para assegurar sua isonomia e validade. A elaboração da prova utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), uma metodologia estatística que requer o pré-teste de questões para calibrar o nível de dificuldade. Essas questões aprovadas são reunidas no Banco Nacional de Itens, que serve como base para compor as provas oficiais. Mesmo diante da suspeita de vazamento, o Inep reafirmou a lisura do exame e que a anulação das questões é uma medida prevista para situações em que se identificam problemas como esse.
As investigações da Polícia Federal, já em andamento, têm como objetivo apurar a autoria da divulgação irregular e assegurar a confiabilidade do exame para os mais de quatro milhões de participantes. O Inep também ressaltou que mantém estratégias contínuas para proteger o sigilo das provas e evitar fraudes, preservando o exame como referência nacional para o acesso ao ensino superior.

