Neste sábado, feriado nacional da Proclamação da República, enquanto muitos aproveitam para descansar, milhões de estudantes se preparam para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado amanhã, domingo, 16 de novembro. Nessa etapa, os candidatos enfrentarão 90 questões, divididas igualmente entre matemática e ciências da natureza, englobando química, física e biologia. A prova terá duração de cinco horas, com os portões dos locais de exame abrindo ao meio-dia e fechando às 13h, começando às 13h30 e terminando às 18h30, horário oficial de Brasília.
Especialistas recomendam que este momento final antes da prova não seja destinado a novos estudos, mas sim a preparar toda a logística para o dia seguinte, como o deslocamento e os materiais para levar à sala de aplicação. Após arrumar esses detalhes, é aconselhável que os candidatos relaxem para entrarem tranquilos no exame. O estudante João Pedro Pinheiro Oliveira, 17 anos, de Brasília, ressaltou que o aprendizado deve estar consolidado anterior ao exame e que agora o foco é apenas em revisões rápidas, como assistir a vídeos que apresentem macetes para a prova. João Pedro, que pretende cursar Administração, se declarou confiante após o primeiro dia de provas, realizado no último domingo (9), e está ainda mais seguro para esta segunda etapa.
No segundo dia, as regras para o exame são rigorosas: a entrada no local de prova será proibida após o fechamento dos portões às 13h, e a saída só será permitida definitivamente a partir das 15h30, duas horas após o início da prova. Alunos com necessidade aprovada terão um tempo adicional de uma hora para concluir o exame, enquanto candidatos que utilizem videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão finalizar até as 20h30. O gabarito oficial das provas deverá ser divulgado até o final de novembro, e os resultados começarão a ser liberados no início de 2026.
Com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, o Enem 2025 é o maior vestibular do Brasil e porta de entrada para diversas graduações e cursos técnicos no país. A participação nesta edição reafirma o compromisso dos estudantes em buscar oportunidades no ensino superior, mesmo diante da intensa preparação e do desafio que representam as provas.

