A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicada neste domingo (9) em todas as 27 unidades da Federação, mobilizando mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados. O exame, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, ocorre em dois domingos consecutivos, dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.
No primeiro dia, os participantes enfrentam 90 questões objetivas, divididas entre as áreas de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas, além da redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo. No domingo seguinte, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, totalizando 180 questões objetivas ao longo dos dois dias.
A organização do exame é rigorosa quanto aos horários. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h, horário de Brasília. Após esse horário, nenhuma entrada será permitida, e o edital do Enem 2025 é taxativo ao proibir a entrada do participante após o fechamento dos portões, resultando na eliminação automática do candidato. A prova começa às 13h30 e, no primeiro dia, vai até as 19h, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, o encerramento ocorre às 18h30, com 5 horas de prova.
A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. O candidato só pode deixar o local com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame, ou seja, após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo. Para os participantes com tempo adicional e aqueles que fazem a videoprova em Libras, os horários de encerramento são estendidos até as 20h e 21h, respectivamente.
O local de prova do Enem 2025 está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, documento individualizado que deve ser acessado exclusivamente na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento informa o número de inscrição, as datas e horários das provas, além de indicar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou tratamento por nome social, quando previamente solicitado e aprovado. Também traz dados sobre a opção de língua estrangeira selecionada, se houve pedido de certificação do ensino médio e orientações gerais aos inscritos. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o candidato leve o cartão impresso nos dois dias do exame para evitar imprevistos.
Chegar ao local de prova com calma e antecedência é fundamental para evitar a ansiedade de última hora, o que pode prejudicar a concentração do candidato antes mesmo de a prova começar. Muitos participantes se atrasam por fatores externos, como trânsito intenso em locais próximos aos centros de prova, horários de circulação reduzidos do transporte público ou desconhecimento do trajeto até o local. Planejar a logística com antecedência é tão importante quanto o estudo para o exame, pois perder o horário de fechamento dos portões significa perder a oportunidade de realizar o Enem.

