Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Enem: candidatos já podem acessar cartões de inscrição no Pará

O cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 já está disponível para os candidatos que farão a prova nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. O documento pode ser acessado na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do login gov.br. Nele, os inscritos encontram informações detalhadas sobre o local e número da sala de aplicação da prova, número de inscrição, datas e horários do exame, além de saber se têm direito a atendimento especializado ou tratamento por nome social, quando solicitado e aprovado previamente.

A aplicação do Enem 2025 nessas cidades ocorrerá em datas diferentes do restante do país, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que acontecerá em Belém. Assim, os participantes farão as provas no dia 30 de novembro, quando serão aplicadas as questões de linguagens, ciências humanas e a redação, e no dia 7 de dezembro, quando serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza. O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão impresso nos dias de prova, para facilitar o acesso às informações logísticas.

No total, são 26.415 inscritos em Ananindeua, 82.478 em Belém e 4.614 em Marituba. No estado do Pará, mais de 289 mil inscrições foram confirmadas, sendo a maioria de candidatos autodeclarados pardos, seguidos por pretos e indígenas. Mais de 83 mil inscritos são concluintes do ensino médio nas redes pública e privada.

Os estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia e participarem dos dois dias de prova poderão receber um incentivo adicional de R$ 200, depositado em conta na Caixa Econômica Federal. Já os participantes que não puderem comparecer às provas por problemas logísticos ou doenças listadas no edital poderão solicitar a reaplicação da prova do dia em que faltaram. O prazo para solicitação será de 8 a 12 de dezembro, e as solicitações serão analisadas individualmente pelo Inep.

O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro de 2026. As notas do exame podem ser utilizadas para acesso a universidades públicas, concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas, pleitear crédito estudantil, ingressar em faculdades sem vestibular, estudar em Portugal, além de servir para autoavaliação e certificação de conclusão do ensino médio.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Saúde inicia distribuição de PrEP em unidades prisionais da Paraíba e avança na prevenção às ISTs entre pessoas privadas de liberdade
Next post Entenda por que povos defendem acesso direto a financiamento climático
Fechar
Menu