O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Ao todo, 95.784 candidatos estavam inscritos para a prova nestas cidades, dos quais 21.775 são concluintes do ensino médio, com Belém concentrando a maior parte dos participantes, 69.647, seguida por Ananindeua, com 22.183, e Marituba, com 3.954 inscritos.
No primeiro dia, realizado no último domingo, os candidatos responderam a 90 questões objetivas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzir uma redação cujo tema foi “A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil”. Este tema propôs uma reflexão sobre a desvalorização do trabalho rural, seu papel na educação, acesso a tecnologias e políticas públicas, além da importância para o desenvolvimento ecológico e a preservação cultural em meio à urbanização.
O segundo dia de provas está marcado para o próximo domingo, 7 de dezembro, com a aplicação das questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Os portões abrirão ao meio-dia e fecharão às 13h, com o início da prova às 13h30 e término às 18h30, seguindo o horário oficial de Brasília. Participantes com solicitações aprovadas para tempo adicional terão acréscimos de 60 minutos, e aqueles com recurso para videoprova em libras contam com 120 minutos extras.
As provas nos três municípios tiveram datas diferenciadas devido à realização em Belém da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), evento que coincide com o período regular do exame no restante do país. Para os participantes que não puderam realizar a prova por motivos previstos no edital, como problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, está disponível a possibilidade de pedido de reaplicação entre os dias 8 e 12 de dezembro, com as provas de reaplicação ocorrendo nos dias 16 e 17 de dezembro. Cada solicitação será analisada individualmente pelo Inep.

