O terceiro dia de ensaios técnicos do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro acontece neste domingo (1º), com apresentações programadas para começar às 19h. As escolas Unidos do Viradouro, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis vão desfilar na Marquês de Sapucaí. Os portões abrem para o público às 16h30, e a entrada é gratuita.
Antes das escolas do Grupo Especial, três escolas mirins se apresentam a partir das 17h30: Aprendizes do Salgueiro, Mangueira do Amanhã e Beija-Flor de Nilópolis. Cada escola traz um enredo único para a avenida. A Viradouro homenageia Moacyr da Silva Pinto, o mestre Ciça, enquanto a Imperatriz Leopoldinense apresenta o enredo ‘Camaleônico’, sobre a trajetória do cantor Ney Matogrosso.
A Acadêmicos do Grande Rio celebra o movimento cultural Manguebeat com o enredo ‘A Nação do Mangue’, enquanto a Beija-Flor de Nilópolis homenageia o Bembé do Mercado, uma celebração do candomblé em Santo Amaro (BA). Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), destacou o sucesso de público nos ensaios, ressaltando a presença de mais de 53 mil pessoas em uma sexta-feira chuvosa.
Para facilitar o acesso dos foliões, os trens urbanos do Rio vão operar até a madrugada de segunda-feira (2). O terminal Central do Brasil terá partidas extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. As estações Central/Centro e Praça Onze do Metrô Rio estenderão o horário de embarque até as 2h30, enquanto as demais estarão abertas apenas para desembarque após as 23h.
O público pode levar bebidas e alimentos para consumo próprio nos ensaios, incluindo coolers pequenos, latas de alumínio e garrafas plásticas de até 500ml. No entanto, é proibido entrar com objetos de vidro, materiais pontiagudos, sinalizadores e guarda-chuvas.
