Home / Brasil e Mundo / Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025

Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025

No próximo domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos de todo o país enfrentarão o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, será aplicado em 1.804 municípios, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas acontecerão em novembro e dezembro por conta da realização da COP 30.

Neste primeiro dia, os participantes terão de responder a 90 questões objetivas, divididas entre as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além de produzir uma redação dissertativo-argumentativa. O segundo dia de provas, marcado para o domingo seguinte (16), trará outras 90 questões, agora voltadas para matemática e ciências da natureza.

Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h, horário oficial de Brasília. A aplicação das provas começa pontualmente às 13h30. No primeiro dia, os candidatos têm até as 19h para concluir as atividades, totalizando 5 horas e 30 minutos de prova. Já no segundo dia, o tempo máximo é de 5 horas, encerrando-se às 18h30.

A saída das salas é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Apenas nos últimos 30 minutos do exame, ou seja, após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo, é possível deixar o local com o caderno em mãos. É recomendado que os participantes cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência, para evitar atrasos e garantir a entrada.

Para o exame, é obrigatório apresentar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Também é recomendado levar o cartão de confirmação de inscrição, além de lanche e água em embalagem transparente. O uso de celulares e equipamentos eletrônicos é proibido durante a aplicação das provas, e todos os pertences pessoais devem ser guardados em envelope fornecido pelos aplicadores.

O Enem 2025 é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação dissertativo-argumentativa. Os resultados do exame podem ser utilizados para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas por meio do Sisu, Prouni e Fies, além de servirem como critério de seleção em instituições internacionais conveniadas. Mais do que uma avaliação, o Enem representa uma oportunidade de transformação para milhões de estudantes que sonham em ingressar no ensino superior e ampliar seus horizontes pessoais e profissionais.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)