O Escritório Social de Campina Grande e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) firmaram parceria para a oferta de cursos na área de energias renováveis, destinados à formação de egressos do sistema prisional. A primeira turma foi iniciada nesta segunda-feira (6) e outra vai começar no final do mês.
O curso oferecido de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistema Fotovoltaicos) tem carga horária superior a 200 horas e oferece bolsa de estudo com diária de translado, fardamento e material de curso
O coordenador do Escritório Social-CG, Gutemberg Marques, destacou a importância do curso. “Além de ser mais uma oportunidade de capacitação para a reinserção do egresso no mercado de trabalho, o curso prepara profissionais para um setor que tem uma demanda crescente e escassez de profissionais”.
No curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, o aluno é qualificado a dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança na instalação dos sistemas fotovoltaicos.
O Escritório Social foi instituído pelo Governo da Paraíba, por meio da Lei n° 11.570, de 10 de dezembro de 2019, na estrutura da Secretaria da Administração Penitenciária, fruto de uma articulação entre o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça da Paraíba, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Secretraria de Administração Penitenciária.
O equipamento reúne num mesmo local atendimentos e serviços para dar suporte às pessoas egressas do sistema penitenciário e seus familiares, propondo a criação de uma política intersetorial e interinstitucional de inclusão social dos egressos do Sistema Penitenciário.