Espanha apreende cocaína a bordo de navio que fez escala no Brasil

# Espanha Apreende Quase 10 Toneladas de Cocaína em Operação Internacional

Agentes da Polícia Nacional da Espanha apreenderam 9.994 quilos de cocaína escondidos a bordo de um navio mercante de bandeira camaronesa que navegava em águas internacionais do Oceano Atlântico com destino à Europa, após fazer escala em portos brasileiros em dezembro de 2025[1][2][3]. A droga estava distribuída em 294 pacotes ocultos entre uma carga legítima de sal que a embarcação transportava[1][2][4].

A operação, denominada Maré Branca, foi conduzida entre 6 e 7 de janeiro próximo ao arquipélago das Canárias e resultou na maior apreensão de cocaína em alto-mar já realizada pela Espanha em sua história[1][2][3]. A ação foi desencadeada a partir do compartilhamento de informações de inteligência e contou com a colaboração de múltiplas autoridades internacionais, incluindo a Polícia Federal brasileira, a Agência de Combate às Drogas (DEA) dos Estados Unidos, autoridades francesas e portuguesas, além de organismos internacionais como o Centro de Análise e Operações Marítimas-Narcóticos (MAOC), a National Crime Agency (NCA) do Reino Unido e o CITCO[1][2][3][7].

Treze tripulantes, todos estrangeiros, foram detidos durante a abordagem[1][2][3]. Durante a interceptação, os agentes também encontraram uma arma de fogo utilizada para proteger o carregamento[1][2][5]. Após a apreensão, o navio ficou sem combustível e permaneceu à deriva por quase 12 horas antes de ser rebocado até as Ilhas Canárias pela Sociedade de Salvamento e Segurança Marítima (Sasemar) espanhola[1][2][4][7].

A investigação, coordenada pela Procuradoria Especial Antidrogas do Tribunal Superior Nacional da Espanha e pelo Tribunal Central de Instrução, identificou que o navio mercante estava sendo operado por uma organização criminosa multinacional especializada no transporte de enormes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa, tendo o Brasil como ponto de origem[1][2][3][7]. Segundo estimativas da Agência Europeia de Medicamentos e Drogas (EUDA), o valor da carga no mercado varejista europeu poderia atingir aproximadamente 6,8 bilhões de reais.

Para a Polícia Federal brasileira, os procedimentos legais serão conduzidos pelas autoridades espanholas, enquanto a corporação brasileira acompanha as investigações, mantendo o intercâmbio de informações e o apoio às ações de repressão ao crime organizado transnacional[7].

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Leia mais