Espiritualidade para os dias atuais

Por Diácono Manoel Viana

TEXTO X

Tenho abordado a necessidade de ter uma espiritualidade para viver nos tempos atuais com os enormes desafios que o mundo atual impõe; cada vez mais, percebermos a desumanização das pessoas e grupos, gerando um mundo doentio e violento.

Portanto, é preciso buscar no cotidiano uma relação de respeito e carinho e, acima de tudo, sentido para a sua vida. Para isso, é preciso mergulhar e estar atento ao seu coração, à sua vida e tudo que tem importância que circunda você. Tenho também procurado desmitificar as imagens falsas e sua relação com Deus.

Normalmente, se tem reduzido o conceito de espiritualidade a uma religião ou suas expressões. Isso é errado. Nenhuma igreja ou religião pode pretender ser melhor do que as outras ou deter para si o acesso a Deus. Essa visão tem gerando uma confusão total, pois Deus não é propriedade de ninguém. Ele não assinou contrato de exclusividade com nenhum grupo religioso.

Como eu gosto de afirmar: Deus é universal, está para além de tudo que é humano e institucional; Ele não precisa do ser humano para existir e nem o ser humano precisa de Deus para viver, milhões de pessoas não tem nenhuma preocupação com a existência de Deus, nem faz parte do seu cotidiano, acorda e vai à luta o dia todo, enfrenta diversos desafios, como por exemplo: o trânsito etc. Termina seu dia e nenhum momento fez ou sentiu ou se dirigiu a Deus.

Na maioria dos dias, essa necessidade não existe, somente quando alguém próximo morre ou fica doente ou uma crise financeira ou um terremoto que dizimou milhares de pessoas, é que vem um pensamento de que Deus existe ou, muitas vezes, culpá-lo pelas tragédias da vida. Essa tem sido a relação concreta de milhões de pessoas no planeta terra. Deus é algo que não faz parte da sua vida.

João Pessoa, 01 de maio de 2024.