Espiritualidade para os dias atuais, texto IV

Tenho trabalhado nos textos anteriores; imagens de Deus que foram introduzidas ao longo do tempo nas mentes e corações das pessoas e suas consequências no cotidiano acerca de como as pessoas enxergam suas vidas.

Contudo, gostaria de trabalhar, nesse texto, uma espiritualidade que responda às nossas necessidades de felicidades, eternidade e de Deus. Hoje, com o estilo de vida moderno, com pouco tempo para os filhos e a família, precisando de respostas imediatas, enfrentando cobranças e resultados em tudo, tem sido gerada uma profunda angustia e vazio nas pessoas.

Todavia, para preencher esse vazio, as pessoas têm buscado soluções num lugar errado (exterior) como: academias, cirurgias reparadoras, vícios, viagens, diversões etc. Contudo, nada disso pode tirar o vazio, a tristeza e a ansiedade. Segundo pesquisas, o Brasil é o segundo país em consumo de remédios para ansiedade e depressão (OMS – Organização Mundial da Saúde).

Por isso que a imagem de um Deus que infunde sentimentos de culpa e medo, especialmente, nas mulheres que são vitimas dessa imagem, devido suas lutas e conquistas, levando muitas a se sentirem culpadas, ansiosas e deprimidas, muitas mulheres ouviram continuamente em sua infância a mensagem de que era perigosa, venenosa, traiçoeira, todo cuidado com as mulheres etc.

Assim foi criada essa mentalidade que gerou e tem gerado muito sofrimento, especialmente para mulheres. Essa imagem de Deus é falsa e mentirosa, tem que ser retirada e abolida da história da humanidade. Gostaria de perguntar: Você sente ou tem um relacionamento com Deus nessa forma?

Por Diácono Manoel Viana