A informação sobre um novo lockdown na Paraíba circulou nestes últimos dias como um rastilho de pólvora nos mais diversos grupos de Whatsapp. A ‘informação’, claro, é falsa e parece ter o único objetivo de espalhar o pânico e gerar uma onda de descontentamento com as as medidas restritivas impostas pelo último Decreto 41.086 do Governo do Estado, que passou a vigorar entre os dias 11/03/2021 e 26/03/2021.
A ‘fake news’ desta vez menciona uma fantasiosa reunião onde um novo decreto teria sido decidido às pressas e por unanimidade. A ‘fake news’ continua sobre um suposto fechamento dos supermercados (que atenderiam somente através de Delivery) e outras atividades essenciais como postos de combustíveis além de outras informações absurdas.
Segundo dados do Instituo John Hopkins da Universidade de Havard, aqui a Covid-19 já vitimou mais de cinco mil paraibanos, sendo trinta e um óbitos confirmados somente neste domingo (21).
O procurador-geral do Estado, Dr. Fábio Andrade, informa que haverá sim novo decreto, mas que só deve sair pelo dia 25 pois o atual continua em vigor até o dia 26 (ver acima).
Enquanto isso, a ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 85%. Somente na região metropolitana de João Pessoa, 92% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados e em Campina Grande, a taxa é de 68%. No Sertão, 98% dos leitos de UTI estão ocupados.
Portante, a situação é gravíssima e o compartilhamento de fake news em nada ajuda, a não ser a espalhar o pânico e a desinformação, contribuindo para o descumprimento das medidas restritivas, para o contágio em massa e perpetuação da pandemia. Além disso, a prática de compartilhar fake news, pode sim representar crime dependendo do dano que cause ao ofendido ou à coletividade. Portanto, na dúvida, não compartilhe.
O governo do estado tem um canal exclusivo para lidar com o problema das fakenews, CLIQUE NA IMAGEM abaixo, acesse e confira (link externo):
A redação.