Fevereiro Roxo: Paraíba realiza primeiro Dia D de Cuidados para pets idosos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa Paraíba Pet e da Secretaria Executiva da Proteção Animal, realizou neste sábado (21), o Dia D de Cuidados dentro da campanha Fevereiro Roxo, em João Pessoa. No próximo sábado (28), a mesma ação ocorrerá em Campina Grande. O evento é voltado para cães e gatos idosos, a partir de seis anos de idade, e oferece atendimentos veterinários. A campanha Fevereiro Roxo tem como objetivo chamar a atenção para doenças crônicas e alterações comuns ao envelhecimento dos pets, incentivando o diagnóstico precoce e a prevenção.

Na capital, a ação aconteceu das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Recanto das Crianças, nas Três Ruas, no bairro dos Bancários. Já em Campina Grande, o atendimento será realizado no mesmo horário, na Praça Juscelino Kubitschek, no bairro Presidente Médici.

Os atendimentos clínicos foram organizados por meio de agendamento prévio, realizado através de link divulgado nos canais oficiais do programa Paraíba Pet, totalizando mais de 300 vagas preenchidas. No local, foram distribuídas fichas apenas para organizar a ordem de atendimento dos tutores previamente cadastrados. Casos adicionais foram avaliados para encaixe, conforme disponibilidade da equipe.

A vacina antirrábica foi realizada por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. A ação contou ainda com cadastro para castração gratuita. Durante o evento, foram ofertados consulta clínica e cirúrgica, teste rápido de leishmaniose, ultrassonografia e hemograma. Cerca de 80 profissionais foram mobilizados para garantir a assistência. 

Além dos atendimentos, os tutores receberam orientações sobre os cuidados com pets idosos, incluindo acompanhamento preventivo, sinais de alerta no envelhecimento e a importância das consultas regulares.

O secretário executivo da Proteção Animal da Paraíba, Ítalo Oliveira, destacou que a pasta tem uma programação extensa dentro do Fevereiro Roxo. “Vamos promover diversas ações quando serão promovidos a saúde, o cuidado, a conscientização, principalmente, em relação à legislação existente, que dá garantia do direito ao nível dos animais, e a gente vai estar na rua realizando esses eventos para, cada vez mais, garantir o bem-estar, a saúde e a proteção dos nossos pets”, destacou.
 
O casal Fabiano Guedes, autônomo, e Priscila Ramos, técnica em enfermagem, veio em busca de acompanhamento preventivo para o cachorro Ferdinando, de oito anos, “filho único”. “A gente veio em busca de orientação médica pela questão dele ser um cão idoso, pois é muito importante ter  os cuidados necessários de acordo com a idade dele, além de toda atenção diária, mantendo uma alimentação saudável, vacinas em dia e outras ações que todo dono de pet deve ter”, disse Fabiano. 

“Esse serviço é muito necessário para toda a população, porque nem todo mundo tem condição de pagar, pois o custo é muito alto para manter um cachorrinho. Com o nosso, por exemplo, a gente gasta uma média mensal de R$ 300,00 (trezentos reais), com shampoo, ração, medicação, banho, pois, como ele é um cão que tem dermatite atópica, devemos ter muito cuidado também com a pele”, informou Priscila. 

A cabeleireira Juliana Pereira, levou a gata Mel, de 17 anos. A única idosa entre os três gatos e dois cachorros que tem em casa. “Ela é a rainha da casa. Como ela foi a primeira a chegar, então é ela quem manda. O motivo de trazê-la aqui é porque ela é renal crônica, devido a idade. Além disso, está com uma tosse e espirros. Aí eu queria avaliar para ver se é algo que precisa de algum cuidado específico ou se é pela idade mesmo. Acho que esse é o lugar certo para isso. É um carinho do Estado com os nossos pets”, declarou.

Programação do Fevereiro Roxo
Além do Dia D em Campina Grande, no próximo sábado (28), na sexta-feira (27), terá um Dia D – para pets não idosos – em Picuí; e nesta segunda-feira (23), o veículo do Castramóvel passará o dia todo no Mangabeira Shopping, na capital, realizando cadastro para castração gratuita de cães e gatos.

Leia mais