O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), conduziu uma operação de fiscalização em parceria com a Agevisa-PB, a Vigilância Sanitária de Cabedelo, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Sudema e a Polícia Militar da Paraíba. Esta ação faz parte da Operação Verão, que visa a garantir a segurança e o cumprimento das normas nos estabelecimentos das praias durante a alta estação.
Na manhã de sexta-feira, três estabelecimentos foram inspecionados, dois em Cabedelo e um no Conde. Durante a fiscalização, o Canyon de Coqueirinho, no Conde, foi interditado devido a diversas irregularidades sanitárias, estruturais e ambientais. Entre as infrações encontradas estavam produtos vencidos, alimentos mal acondicionados, frutos do mar sem identificação e utensílios de cozinha inadequados para uso.
A Sudema identificou falhas graves no sistema de esgotamento sanitário do estabelecimento, enquanto o Corpo de Bombeiros verificou a presença de instalações elétricas irregulares e um Certificado de Conformidade vencido, representando um risco à segurança dos frequentadores. Devido a essas irregularidades, foi determinada a interdição imediata do local.
Além disso, o Ilha Dourada, em Cabedelo, foi autuado por não possuir alvará de funcionamento e por exigir consumação mínima dos clientes, embora estivesse regular do ponto de vista sanitário. Em contraste, o Marujo Bar, também em Cabedelo, foi considerado totalmente regular em todas as verificações realizadas.
A Operação Verão, coordenada pelo MP-Procon, já fiscalizou nove estabelecimentos em João Pessoa, Cabedelo e Conde, identificando desde pendências documentais até graves irregularidades capazes de comprometer a saúde e segurança dos consumidores. Três estabelecimentos foram interditados, enquanto cinco foram autuados ou notificados.