O pensamento de Milton Santos, renomado geógrafo brasileiro, será o foco da 14ª edição do Fliaraxá, o Festival Literário Internacional de Araxá, que começa nesta quinta-feira (14). Com o tema ‘Meu lugar no mundo’, o evento se inspira na frase de Santos: ‘Ninguém pensa o mundo a partir do mundo. Cada um de nós, ao contemplar o universo, o faz a partir de um dado lugar’, para discutir identidade e pertencimento.
Nina Santos, neta de Milton, destaca a importância da obra do avô em criar novos imaginários e perspectivas de mundo. Ela ressalta que a obra de Santos convida a imaginar um processo de globalização baseado em outros parâmetros, incentivando a construção de novos mundos tanto na realidade quanto na literatura.
Milton Santos nasceu na Bahia e viveu em diversas partes do mundo, o que, segundo Nina, moldou sua percepção sobre a importância do lugar de onde se observa o mundo. Essa trajetória reflete a ideia de que o centro do mundo não é fixo e que todos podem ter diferentes perspectivas.
O Fliaraxá também homenageia o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que lançará seu novo livro ‘Tudo sobre Deus’ durante o festival. Agualusa, que já participou de outras edições do evento, destaca a importância dos festivais literários no Brasil para a formação de leitores e a troca de experiências entre escritores e público.
Agualusa reflete sobre a influência da literatura em conectar diferentes culturas e identidades, afirmando que a grande literatura permite que o leitor se coloque na pele do outro. Ele acredita que, partindo do local, é possível alcançar temas universais que ressoam com todos.
A 14ª edição do Fliaraxá, que vai até domingo (17), contará com a participação de diversos autores, como Alexandre Coimbra Amaral e Djonga. O festival também inclui um prêmio de redação e desenho para estudantes e uma exposição fotográfica com o tema ‘Meu lugar no mundo’.
