O Fortaleza foi derrotado por 4 a 2 pelo Botafogo, no Estádio Nilton Santos, e confirmou seu rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026, encerrando um ciclo de sete anos na elite do futebol nacional. Apesar de uma arrancada impressionante nas últimas rodadas, com nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias consecutivas, o time cearense não conseguiu evitar a queda após terminar a competição em 18º lugar com 43 pontos. O jogo teve momentos intensos: o Fortaleza abriu o placar com Breno Lopes, mas o Botafogo empatou nos acréscimos do primeiro tempo com Montoro e virou logo no início da segunda etapa com Arthur Cabral. O Fortaleza ainda empatou com um pênalti convertido por Bareiro, mas o Botafogo marcou mais dois gols, com Marçal e Mateo Ponte, assegurando a vitória e o rebaixamento do adversário.
Além do Fortaleza, o Ceará também foi rebaixado após perder por 3 a 1 para o Palmeiras no Castelão lotado, finalizando o campeonato na 17ª posição com os mesmos 43 pontos. Juntam-se a eles Sport e Juventude, equipes que já haviam confirmado o rebaixamento em rodadas anteriores. Por outro lado, o Vitória conseguiu se salvar da queda ao vencer o São Paulo por 1 a 0 no Barradão, alcançando a 15ª posição com 46 pontos, enquanto o Internacional garantiu sua permanência na Série A ao derrotar o Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio, fechando o campeonato em 16º lugar com 44 pontos.
O Botafogo finalizou a competição na 6ª colocação com 63 pontos, aguardando a definição da Copa do Brasil para saber se disputará a Pré-Libertadores ou entrará direto na fase de grupos do torneio continental em 2026. O Fortaleza, rebaixado, terá pela frente a Série B, bem como os campeonatos estaduais e regionais, buscando se reerguer para retornar à elite do futebol nacional.

