Home / Brasil e Mundo / Fotógrafos se despedem da EBC após 45 anos na comunicação pública

Fotógrafos se despedem da EBC após 45 anos na comunicação pública

Dois dos mais tradicionais nomes do fotojornalismo brasileiro, os irmãos Antonio Cruz e José Cruz, se despediram nesta terça-feira (14) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde acumularam mais de quatro décadas de carreira dedicadas à notícia, à imagem e à memória do país. Com trajetórias que começaram na era da fotografia analógica, ambos assistiram e vivenciaram profundas transformações tecnológicas e cobríram diversos momentos históricos que ajudaram a registrar para as gerações futuras.

José Cruz, que trabalhou também na Agência Senado, nos jornais O Globo e Correio Braziliense, relembra os desafios e a intensidade da profissão: “Foram mais de 50 anos dedicados à profissão, 45 só na EBC, muitas vezes me dividindo entre dois empregos, trabalhando mais de 10 horas por dia. Agora, quero desacelerar um pouco e curtir mais os meus filhos.” Já Antonio Cruz, que dedicou 47 anos à EBC, planeja aproveitar a aposentadoria entre a Bahia, onde tem terras na cidade de São Desidério, e o Distrito Federal. “Minha esposa é de São Desidério (BA) e temos umas terrinhas lá. Quero criar uns animais, cuidar da terra, que é outra coisa que me dá muita satisfação. Vou sentir muita falta do dia a dia do jornalismo, dos amigos que fiz pelo caminho, mas agora está na hora de focar nessa outra paixão”, afirmou.

Ao longo de suas carreiras, Antonio e José não só acompanharam a evolução da fotografia, do analógico ao digital, como também formaram várias gerações de profissionais que hoje continuam a missão de documentar o Brasil através das lentes. Além do legado visual, deixaram também um exemplo de compromisso com a comunicação pública e o registro jornalístico responsável.

A despedida aconteceu em Brasília, com a presença de colegas e do presidente da EBC, André Basbaum, que ressaltou a importância da contribuição dos dois irmãos para a história da empresa e do fotojornalismo brasileiro. A trajetória de Antonio e José Cruz simboliza a dedicação e a paixão que sustentaram o jornalismo visual de qualidade na comunicação pública por décadas, sendo agora um marco para as futuras gerações de fotógrafos e jornalistas.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)