Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Frente fria deve causar temporais e rajadas de vento em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a ocorrência de temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva intensa e queda de granizo, previstos para entre a tarde de domingo (16) e a manhã de segunda-feira (17). Esses eventos são causados pela aproximação e avanço de uma frente fria associada a um ciclone localizado sobre o Oceano Atlântico, entre o Uruguai e o centro da Argentina. Embora esse ciclone influencie o tempo na região, ele está afastado da costa brasileira, resultando em condições meteorológicas distintas das registradas na semana anterior, quando três ciclones atingiram a Região Sul, provocando sete mortes no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Os temporais devem começar no domingo à tarde nas áreas do Grande Oeste e dos planaltos catarinenses, motivados pelo calor e pela umidade local, antes da chegada da frente fria. Entre o final da tarde e a noite, com a aproximação do sistema, as tempestades ganham força principalmente no oeste e sul do estado, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul. Durante a noite de domingo e madrugada de segunda, os temporais se espalham para as demais regiões catarinenses. No decorrer da segunda-feira, o risco de temporais intensos diminui, mas o estado ainda pode registrar chuvas localmente fortes, especialmente no nordeste.

A Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Em função dos ventos fortes e da intensidade da chuva, orienta a população a buscar locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados, evitar transitar ou se proteger próximo a árvores, placas, muros e postes de energia, e nunca atravessar ruas ou pontes alagadas. Os ventos previstos podem chegar a rajadas entre 50 km/h e 70 km/h, especialmente na região costeira ao longo da segunda-feira.

Este evento marca uma nova mudança no tempo após dias de sol e temperaturas elevadas no estado, reforçando a necessidade de atenção às condições meteorológicas e às recomendações de segurança da Defesa Civil. O ciclone associado a essa frente fria mantém seu centro afastado da costa brasileira, evitando os impactos severos observados na semana anterior, mas ainda assim provocando instabilidade significativa na região.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post “Enquanto estivermos aqui o céu não cairá”, diz escritor yanomami
Next post Liniker leva três prêmios e é destaque no Grammy 2025
Fechar
Menu