Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Fundação Casa de José Américo é selecionada e receberá recursos do Fundo de Direitos Difusos do MPPB

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) foi selecionada para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o projeto “A FCJA em Plataforma Digital – Preservação da Memória, Difusão Cultural e Partilha Social do seu Patrimônio Histórico”. 


O valor a ser investido é R$ 200 mil. Com esse montante, a FCJA reestruturará e modernizará as condições para a preservação e o acesso ao seu patrimônio histórico-cultural, por meio de tratamento técnico especializado e digitalização documental. “O nosso objetivo é difundir nossos bens públicos e contribuir para o exercício da cidadania, a partir do conhecimento da história e da memória ali preservadas”, disse a professora Lúcia Guerra, gerente de Documentação e Arquivo da FCJA e coordenadora do projeto. 
 
Ao final das fases que envolvem os procedimentos técnicos de higienização, digitalização dos documentos e ampliação do acesso virtual, a FCJA realizará eventos educativos e de difusão cultural para socializar esse acervo como instrumento didático e cultural. “Com isso, a instituição fortalecerá o sentimento de pertença e de identidade cultural da sociedade paraibana”, ressaltou a professora.

 
Direitos Difusos 

O FDD disponibilizou R$ 1 milhão para custear ações de iniciativa de instituições e cidadãos, conforme o último edital lançado em 2021, que obteve 29 projetos inscritos. Os recursos serão utilizados em prol da sociedade, com ações de reparação, remediação, recuperação, conservação, compensação e preservação. 
 
Além do projeto da FCJA, também foram selecionados projetos da Associação de Teatro Artes e Yôga, da Arquidiocese da Paraíba, da Associação Mulheres de Peito, do Instituto ECCUS-IECCUS e da Associação Paraibana de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Previous post Governo da Paraíba lança edital de licitação para obras de esgotamento sanitário de João Pessoa
Next post Em João Pessoa, paciente de 99 anos recebe alta médica do Hospital Prontovida após vencer a Covid-19
Fechar
Menu