Funjope e UFPB apresentam concerto “Um Violoncelo pela Paz” em João Pessoa

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro Cultural São Francisco e Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, convida a comunidade para o concerto “Um Violoncelo pela Paz”. As apresentações, que acontecem nos dias 3, 4 e 5 de maio, com entrada franca, integram a programação do Mês de Maio da Paz e têm como objetivo promover a paz e a reflexão através da música.

“Nós, da Funjope, fazemos essa ação com muita felicidade. É um projeto do músico Felipe Avellar de Aquino, de extrema qualidade artística e estética que vai circular em três igrejas do Centro Histórico promovendo a boa música para o morador de João Pessoa e o turista que nos visita. Estamos muito felizes em poder promover e estimular esse tipo de experiência”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O concerto contará com a participação do violoncelista Felipe Avellar de Aquino, professor da Escola de Música da UFPB, que executará obras de cdiversos compositores. O repertório inclui peças como “Bachianas Brasileiras No. 5” de Heitor Villa-Lobos, “Sonata para Violoncelo Solo” de Zoltan Kodaly e “Fantasia para Violoncelo e Orquestra” de Robert Schumann, transcrita para violoncelo solo.

Ele lembra que a Fundação já realiza um trabalho junto ao Museu de São Francisco, a Catedral de Nossa Senhora das Neves e as outras igrejas do Centro Histórico. “Entendemos que quando levamos música para esses ambientes, estamos fortalecendo e valorizando a presença de pessoas no Centro Histórico. Isso é fundamental para todos nós”, acrescenta.

Marcus Alves diz ainda que o concerto ‘Um Violoncelo pela Paz’ tem um valor simbólico e artístico muito grande porque faz um alerta e um apelo pela paz mundial, pela paz entre as pessoas, pela paz entre as famílias. “Nunca é demais valorizarmos a ideia da paz, da democracia como valores e princípios universais da humanidade. O professor Felipe Avellar traz isso a partir da música, mostrando esse lado engajado da música”.

Programação:

03/05 (sexta-feira) – Centro Cultural São Francisco – 19h

04/05 (sábado) – Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves – 17h

05/05 (domingo) – Mosteiro de São Bento – 17h