A Fundação para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta segunda-feira (1º) a lista dos mais de 30 mil candidatos convocados para a segunda fase do Vestibular 2026 da Universidade de São Paulo (USP). As provas acontecerão nos dias 14 e 15 de dezembro, em 36 escolas distribuídas por 21 cidades do estado, além da capital paulista. É importante que os candidatos fiquem atentos ao local das provas, que podem ser diferentes do da primeira fase, e que conheçam o trajeto com antecedência para evitar atrasos e estresse no dia do exame.
No primeiro dia, os estudantes terão que responder a 12 questões discursivas de português, abrangendo interpretação de texto, gramática e literatura, com base na lista obrigatória de obras. Também nesse dia, será obrigatória a escrita de uma redação, sendo possível escolher entre duas propostas: uma dissertativa-argumentativa e outra de um gênero textual diverso, definido no momento da prova.
Já no segundo dia, o exame consistirá em 12 questões discursivas sobre disciplinas específicas conforme a carreira escolhida pelo candidato. Para cursos da área de exatas, haverá perguntas de matemática, física e química; para humanas, de história e geografia; e para biológicas, de biologia e química. Cabe destacar que o candidato que zerar a redação ou errar todas as questões de qualquer um dos dois dias será eliminado.
Além da segunda fase, as provas de competências específicas para cursos como Música, Artes Visuais e Artes Cênicas ocorrem em datas distintas, entre 9 de dezembro e 9 de janeiro. A primeira chamada dos aprovados está prevista para o dia 23 de janeiro de 2026.
Essa etapa do vestibular representa uma seleção rigorosa para o ingresso na USP, com o número de convocados para a segunda fase equivalente a quatro vezes o total de vagas disponíveis para cada curso. A divulgação dos locais de prova e da lista de convocados ajuda os candidatos a se prepararem adequadamente para essa fase decisiva do processo seletivo.

