Reportagem do conceituado portal ‘Pragmatismo Político’ esclarece que o Governador da Paraíba, João Azevêdo, teve seu nome erroneamente divulgado como sendo um dos alvos da operação da PF que aconteceu na manhã desta terça-feira. Sites como ‘O Antagonista’, ‘Valor Econômico’ e até mesmo a CNN Brasil, publicaram manchetes similares em suas capas: “Governador da Paraíba é alvo da PF em desdobramento da Calvário”.
A origem do equívoco, segundo a reportagem, seria um release do próprio Ministério Público Federal (MPF), um texto que abre espaço para interpretações ambíguas.
A operação deflagrada na manhã desta terça-feira (27) é a nona fase da Operação Calvário e cumpriu mandados de busca e apreensão não só em João Pessoa (PB), mas também em Cabedelo (Grande João Pessoa), Brasília (DF) e Sergipe.
A ação de hoje apura crimes de lavagem de dinheiro que teriam sido praticados pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Arthur Cunha Lima, primo do ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
A reportagem aponta ainda que, após a grande repercussão na impressa nacional, o delegado da Polícia Federal, Conrado de Almeida, veio a público esclarecer que o Governador João Azevêdo não foi um dos alvos desta nova etapa da Operação Calvário. Também o MPPB, através do coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Octávio Paulo Neto, também informou que o atual governador não é alvo da ação desta terça-feira.
A reportagem do Pragmatismo Político aponta possível origem da notícia falsa, que teria se espalhado em virtude de uma tentativa de manipulação do pleito nas eleições municipais deste ano, dando munição para adversários do atual governador, já que dezenas de candidatos apoiados pelo mesmo são favoritos para vencer o pleito em diversas cidades da Paraíba, incluindo a capital João Pessoa (PB).
A nota divulgada pelo Governo do Estado da Paraíba na manhã desta terça-feira (27), reproduzida e publicada aqui no Portal NegoPB, também foi reproduzida pela reportagem do ‘Pragmatismo Político’, leia a íntegra:
Redação NEGOPB com informações do Pragmatismo Político