Governo da Bahia conclui indenização para familiares de Mãe Bernadete

O governo da Bahia finalizou o pagamento da indenização aos familiares de Mãe Bernadete, uma importante liderança quilombola assassinada em 2023, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

A reparação faz parte de um acordo entre o estado da Bahia, a União e a família da vítima, intermediado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Os valores pagos são confidenciais, conforme informou a Procuradoria Geral do Estado nesta terça-feira.

De acordo com a procuradora Mariana Oliveira, a solução extrajudicial representa ‘uma forma concreta de reconhecer a gravidade do ocorrido’.

Mãe Bernadete fazia parte da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos e foi assassinada com 22 tiros em sua casa no Quilombo Pitanga dos Palmares, em 17 de agosto de 2023. As investigações indicam que o crime foi motivado por disputas territoriais e pela atuação da líder contra o uso do quilombo por grupos criminosos.

A família de Mãe Bernadete já havia passado por outra tragédia: seis anos antes, seu filho, Binho do Quilombo, também foi assassinado.

Para Jurandy Pacífico, outro filho de Mãe Bernadete, o acordo com o estado tem caráter simbólico e de proteção. Além da indenização, o acordo prevê a realização de um ato público em homenagem à líder quilombola, defensora dos direitos humanos, da liberdade religiosa e da diversidade cultural.

Dois acusados pela morte de Mãe Bernadete, Arielson da Conceição Santos, preso preventivamente, e Marílio dos Santos, foragido, enfrentarão júri popular, marcado para começar no próximo dia 24 de fevereiro.

Outras quatro pessoas estão presas, também indiciadas pelo mesmo crime.

Fonte: Agência Brasil