Governo realiza primeiro Seminário do Sistema Prisional da Paraíba sobre Direitos Humanos e Relacionalidade de Gênero

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), realiza nesta segunda-feira (6) o I Seminário do Sistema Prisional da Paraíba com o tema: Direitos Humanos e Relacionalidade de Gênero. O objetivo do evento é analisar o contexto histórico de ingresso das mulheres nas Forças de Segurança Pública; problematizar as representações e práticas sociais relativas ao “ser masculino” e ao “ser feminino”; debater sobre os papéis de gênero dentro das Policiais Penais; discutir sobre possíveis medidas para aumentar a participação das policiais penais em cargos de gestão.

O encontro é voltado para policiais penais estaduais e federais e será realizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada na Avenida João Cirillo da Silva – Altiplano Cabo Branco, João Pessoa na segunda-feira, 6, das 8h30 às 18h.

Da programação, que será por todo o dia, constam as temáticas: É possível ter afeto sendo policial? – Oficina de escuta dos afetos e medos; Debate sobre os papéis de gênero, visando ressaltar a importância de discutir as questões relativas às representações e práticas sociais de gênero, dentro dos papéis assumidos pelos agentes de segurança pública, tendo por finalidade precípua, estabelecer novas relacionalidades que possam impactar no trabalho cotidiano das polícias e dos policiais penais.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), João Alves de Albuquerque, participará da abertura do seminário e ressalta que o evento é de suma importância porque aborda temas relevantes sobre os espaços da mulher na segurança pública e no meio jurídico. Uma iniciativa pioneira no Sistema Prisional que busca construir o fortalecimento sobre o debate envolvendo os papéis de gênero no âmbito das Forças de Segurança com foco na Polícia Penal.

De acordo com a coordenadora do seminário, Nayhara Hellena Pereira Andrade, a proposta do evento nasce das preocupações e responsabilidade social da Seap no tocante a favorecer e propiciar um clima de interação, de problematização e de superação das dificuldades sociais e emocionais dos Operadores da Segurança Pública, de forma específica, dos policiais penais.


Palestrantes e temas:

  • professor doutor Adriano de Léon, com o workshop é possível ter afeto sendo policial?;
  • mesa I: A invenção da Mulher no Espaço Público: é possível dividir um espaço pensado para homens? (professora doutora Luziana Ramalho Ribeiro; Silnara Araújo Galdino, mestra em Psicologia da Saúde; Maísa Félix de Araújo, pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal pela UEPB; Gabriela Carneiro Jácome, especialista em Violência de Gênero e Direitos Humanos pela Escola de Magistratura da Paraíba).
  • Mesa II: Quando elas falam do Sistema Prisional (Nayhara Hellena Pereira Andrade, doutoranda em Direitos Humanos pelo PPGCI/UFPB em cotutela com a Universitá degli Studi di Firenze/Itália; Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, Juíza Auxiliar da Vara de Execução Penal de João Pessoa; Andrea Gomes de Sousa, pós-graduação em Gestão de Sistemas Prisionaispelo IBRA-FAMEV; Ivana Leite Ribeiro, mestra em Educação pela UFPB; Raissa Pereira de Araújo, pós-graduada em Gestão de Políticas Púbicas em Gênero e Raça pela UFPB; Simone Rodrigues Reis, pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania pela Famev).