O Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidade da rede estadual, agora gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em João Pessoa, oferece serviços 24h às gestantes. A maternidade, além do atendimento médico, também conta com serviços de laboratório e, recentemente, inaugurou uma sala de ultrassonografia obstétrica para urgência, que funciona ininterruptamente.
Segundo a coordenadora da maternidade, Cllaryssa Alapenha, a gestante, ao dar entrada na unidade, é acompanhada por uma equipe de profissionais que fornece suporte durante todo o processo. “Estamos prontos para prestar um serviço de excelência neste momento tão importante que é a chegada de um filho”, relata Cllaryssa.
Além desses serviços mencionados, as futuras mamães ainda contam com um acompanhamento da equipe de Fisioterapia, de forma contínua. Implantado em julho deste ano, o serviço tem como objetivo facilitar o trabalho de parto da paciente por meio de exercícios relaxantes, além de dar mais segurança.
Para o coordenador de Fisioterapia do Hospital, Francisco Miguel, a assistência tem como meta o fortalecimento e humanização nos cuidados materno-infantil. No local, além do acompanhamento fisioterápico, as gestantes são assistidas pelas equipes de Enfermagem e de Assistência Social. O espaço tem estrutura para atender sete grávidas em trabalho de parto ou com necessidade de indução, além de uma acompanhante e doula.
Graciele Rodrigues veio de Mamanguape para dar à luz ao seu segundo bebê na maternidade. Só que, desta vez, o procedimento na unidade hospitalar foi diferente. A gestante de nove meses contou com a assistência de uma equipe de Fisioterapia antes, durante e depois do parto.
Já em trabalho de parto, com 3cm de dilatação, a mamãe de Samuel realizou exercícios em equipamentos que auxiliam no processo. “É uma dor muito grande, e esses exercícios são um alívio. É incomparável, muito bom, ajuda bastante”, comemorou Graciele.
“O objetivo da fisioterapia é avaliar e definir estratégias que diminuam o tempo de trabalho de parto, tornando menos doloroso, e contribuir com autonomia e mobilidade, proporcionando mais conforto, relaxamento, descontração e confiança à parturiente. Todos da equipe multiprofissional têm um papel importante na evolução do trabalho de parto”, explica a fisioterapeuta Ieda Leal.
A oferta de fisioterapia no centro obstétrico tem se mostrado eficiente no atendimento às mulheres que estão prestes a dar à luz, assim como a sala de USG obstétrica, com funcionamento permanente para casos de urgência. Essas medidas fazem parte das diversas ações implantadas na instituição, com foco na melhoria do atendimento e na assistência cada vez mais humanizada ao paciente.
Como funciona
O serviço é oferecido à todas as gestantes que escolhem ter filhos na unidade de saúde. Para tanto, precisam passar por uma triagem, para verificar os sinais do trabalho de parto. Em caso positivo, elas são encaminhadas para a área do pré-parto, onde ficam internadas e passam por toda preparação para a realização do parto.
Lembrando que, além da assistência às mães, os recém-nascidos também contam com todo atendimento necessário, como os exames iniciais, as vacinas e orientações, a qualquer momento, do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) para a amamentação. Por todas essas iniciativas, a unidade possui o Selo de Qualidade Amigo da Criança (IHAC), oferecido pelo Ministério da Saúde.