Hospitalizações saltam 50% na Califórnia, enquanto as infecções por coronavírus aumentam

Por Reuters

SACRAMENTO, Califórnia (Reuters) – Novos casos de coronavírus surgiram na Califórnia no fim de semana de quatro de julho, enfatizando alguns sistemas hospitalares e levando ao fechamento temporário do edifício da capital do estado em Sacramento para limpeza profunda, disseram autoridades nesta segunda-feira.

O número de pessoas hospitalizadas com o COVID-19 aumentou 50% nas últimas duas semanas, para cerca de 5.800, disse o governador Gavin Newsom em um briefing.

Cerca de um terço dos hospitalizados estavam no condado de Los Angeles, mostraram registros estaduais e locais, com cerca de 630 pacientes com coronavírus confirmados e suspeitos que requerem cuidados intensivos.

E 25% das internações no município em julho foram entre pacientes de 18 a 40 anos, disseram autoridades de saúde, à medida que novos casos atingem cada vez mais uma população mais jovem que pode ter sido negligente com as precauções de segurança nas últimas semanas.

Mais ao norte, quase 1.400 presos na prisão estadual de San Quentin ficaram doentes pelo vírus, pressionando os hospitais do condado de Marin, onde fica a unidade, disse Newsom.

No total, 271.684 californianos testaram positivo para o vírus, incluindo 11.529 nas últimas 24 horas, mostram registros do estado. Cerca de 6.300 morreram.

Determinados a retardar a propagação da doença no fim de semana de férias, os reguladores estaduais de álcool visitaram quase 6.000 bares e restaurantes para garantir que estavam cumprindo as novas regras que proíbem o jantar interno e fecham bares que não servem comida, disse Newsom.

Quase meio milhão de empresas foram contatadas pelo estado no fim de semana e alertaram que o não cumprimento das diretrizes de distanciamento social, incluindo um mandato estadual de usar coberturas faciais, pode levar a uma citação, disse ele.

O vírus também chegou aos corredores do governo.

Na segunda-feira, a deputada Autumn Burke, democrata do condado de Los Angeles, postou no Twitter que ela e sua filha haviam testado positivo para o vírus, depois do que os representantes estaduais de recursos humanos chamaram de transmissão “máscara a máscara”.

Os legisladores se encontram pessoalmente no edifício do Capitólio do estado em Sacramento desde meados de maio.

Burke não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, mas uma porta-voz do presidente da Assembléia estadual, Anthony Rendon, disse que o prédio foi fechado para uma limpeza profunda por causa da “saúde e segurança da comunidade do Capitólio”.

Cinco pessoas que trabalhavam na capital foram infectadas com o vírus, disse a porta-voz Katie Talbot.