Home / Brasil e Mundo / Inep divulga gabaritos finais das questões da PND 2025

Inep divulga gabaritos finais das questões da PND 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 11 de novembro a versão final dos gabaritos das questões objetivas da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), aplicada em outubro. Além disso, foi publicada a grade de correção da questão discursiva, documento detalhado utilizado pela banca examinadora para a atribuição da nota nas respostas discursivas dos candidatos. Todos esses documentos estão disponíveis no portal do Inep, na seção de Provas e Gabaritos.

A PND utilizou quatro tipos diferentes de cadernos de questões objetivas para o mesmo exame como medida de segurança contra fraudes, razão pela qual os gabaritos divulgados também são em quatro versões. A prova seguiu a matriz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para as licenciaturas, adotada desde 2024 para os cursos de formação docente. A avaliação foi dividida em duas partes: a primeira, de formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva; e a segunda, de componente específico, com 50 questões de múltipla escolha focadas em uma das 17 áreas de licenciatura, que abrangem disciplinas como artes visuais, ciências biológicas, computação, pedagogia, matemática, filosofia, entre outras.

O tema da questão discursiva desta edição foi “O idadismo como desafio social e educacional no Brasil”. Focada na avaliação de clareza, coerência, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa, a questão discursiva terá sua correção preliminar divulgada pelo Inep em 25 de novembro, e os candidatos poderão apresentar recursos administrativos nos dias 25 e 26 de novembro exclusivamente pelo site do Sistema PND. O resultado final da prova está previsto para ser divulgado em 10 de dezembro.

Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a Prova Nacional Docente não é uma certificação pública nem um concurso para o exercício do magistério. Ela tem como objetivo avaliar o conhecimento e a formação de futuros professores das licenciaturas para auxiliar estados e municípios na seleção de docentes para suas redes públicas de ensino. Conhecida como “Enem dos Professores” ou “CNU dos Professores”, a PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que visa o reconhecimento, qualificação e incentivo à docência na educação básica. A partir de 2026, as redes públicas poderão utilizar as notas da PND como critério único ou complementar na seleção de professores. O exame será realizado anualmente pelo Inep para contribuir com a melhoria do magistério público brasileiro.

A primeira edição da PND contou com mais de um milhão de participantes, sendo pedagogia a licenciatura com maior número de inscritos. Durante e após a aplicação da prova, alguns candidatos relataram dificuldades relacionadas ao formato das questões, incluindo enunciados longos e pouco objetivos, contextos hipotéticos e administrativos, além de problemas na organização da prova em alguns locais. O Inep tem acompanhado esses relatos e disponibilizado recursos para análise e possível ajuste das respostas.

Com a divulgação dos gabaritos finais e da grade de correção, o Inep conclui uma etapa importante do exame, mantendo o compromisso com a transparência e qualidade da avaliação, que busca contribuir para a valorização e o fortalecimento da carreira docente no Brasil.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)