O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de perigo para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Além disso, alguns municípios do Sul enfrentam alerta de grande perigo devido a uma onda de calor. Os avisos são válidos até sábado (7).
As regiões afetadas pelas chuvas fortes podem enfrentar ventos intensos entre 60 e 100 km/h e um volume de chuva entre 30 e 60 mm/h. Nessas áreas, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas estão previstas para ocorrer entre quarta (4) e sexta-feira (6), atingindo estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e partes do Espírito Santo. No Mato Grosso, a parte sudeste será afetada, enquanto no Mato Grosso do Sul, os riscos são maiores no centro e nordeste.
No Nordeste, os estados do Ceará, Maranhão, Pará e Piauí enfrentarão chuvas intensas, com possibilidade de volume de água entre 30 e 60 mm/h e 50 a 100 mm/dia.
Em São Paulo, municípios ao norte e nordeste, como Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto, estarão sob alerta de chuvas intensas. A região leste, incluindo cidades como São Paulo, São José dos Campos e Taubaté, também está em alerta.
No Sul, as chuvas se concentrarão perto de Curitiba, no Paraná, e no nordeste de Santa Catarina, em cidades como Joinville. O alerta é válido até quinta-feira (5).
O Sul também está em alerta para uma onda de calor com grau de grande perigo. Regiões do sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul enfrentarão temperaturas 5ºC acima da média por mais de cinco dias, com riscos à saúde devido à baixa umidade.
O Inmet recomenda aos habitantes dessas áreas que bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas do dia e a exposição ao sol nas horas mais quentes.
