O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu duas novas alertas de chuvas para diversos municípios da Paraíba na manhã de sexta-feira (09). Foi emitido um alerta laranja e um amarelo foram emitidos. O primeiro alerta é válido para as regiões litorânea e florestal da Paraíba, enquanto o segundo alerta se aplica à região do Agreste e partes da área florestal. Consequentemente, o estado poderá receber precipitações de até 100 milímetros entre as 10h de hoje (09) e as 10h de amanhã (10).
De acordo com o Inmet, as cidades sob o alerta laranja podem receber até 100 milímetros de chuva nas próximas 24 horas. Há risco de falta de energia, queda de galhos de árvores, enchentes e descargas elétricas. As recomendações incluem monitorar possíveis mudanças em encostas, desligar aparelhos elétricos e cortar a energia principal. Em caso de enchentes ou situações semelhantes, o instituto aconselha os cidadãos a proteger seus pertences embrulhando-os em sacos plásticos.
Nas localidades sob o alerta amarelo, espera-se que a chuva atinja de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. No entanto, o risco de falta de energia, queda de galhos de árvores, enchentes e descargas elétricas é relativamente baixo. É aconselhável observar as mudanças nas encostas e evitar o uso de aparelhos conectados às tomadas elétricas.
TRANSTORNOS
A manhã desta sexta-feira (9) foi marcada por um alto volume de chuva em João Pessoa e registro dos primeiros transtornos ocasionados pelas chuvas, resultando em diversos pontos de lentidão e alagamentos na cidade.
Um trecho da Avenida Pedro II foi tomado pela concentração de água, dificultando a movimentação dos veículos. Diante disso, muitos motoristas optaram por dar ré e evitar os riscos de atravessar o bloqueio.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) está monitorando de perto o trânsito e o transporte na cidade, e até o momento não foram registradas ocorrências graves. No entanto, a Semob-JP emitiu um alerta para os pontos onde há acúmulos de água.
Os locais identificados como pontos de lentidão incluem o cruzamento da Avenida Pedro II com a Avenida Coremas, a Avenida Sanhauá, próximo à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e o Viaduto Cristo.,
ACUMULUADO
As chuvas que caíram durante a madrugada e manhã desta sexta-feira (9) ultrapassaram a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que previa um máximo de 50 milímetros.
No bairros de João Pessoa, o maior acumulado ficou concetrado no bairro de Tambauzinho, com mais de 100 milímetros, nas últimas 24 horas. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), num recorte até as 8h desta sexta-feira (9).
Outros bairros, como Manaíra, Centro, Cuiá, Cristo e Grotão também tiveram alto acúmulo de água devido às fortes chuvas que estão caindo desde a madrugada, confira:
- Tambauzinho: 101,4 mm
- Manaíra: 90,8 mm
- Centro: 90 mm
- Cuiá: 87 mm
- Cristo: 82,4 mm
- Grotão: 74,4 mm