A 13ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social está com inscrições abertas até o dia 1º de dezembro. O prêmio, que se consolida como o mais relevante no reconhecimento e apoio a soluções coletivas e inovadoras no Brasil, destinará até R$ 6 milhões, incluindo apoio financeiro e recursos para a reaplicação das tecnologias sociais vencedoras.
Dentre os projetos que podem ser inscritos, aqueles que celebram quatro décadas de atuação da Fundação BB destacam-se. O Desafio Fundação BB 40 anos selecionará dois projetos para receberem investimento de até R$ 1 milhão, em comemoração às quatro décadas da instituição.
Os projetos devem estar alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, abrangendo áreas como alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente, recursos hídricos e saúde. A participação está aberta a instituições sem fins lucrativos, bem como do direito público e privado.
A Fundação BB reforça seu compromisso com a diversidade, justiça social e desenvolvimento sustentável, promovendo iniciativas que valorizem a igualdade racial, equidade de gênero e inclusão de povos e comunidades tradicionais. Segundo Fabrício Araújo, assessor da Fundação, a tecnologia social envolve soluções desenvolvidas em interação com as comunidades para resolver problemas sociais.
Exemplos bem-sucedidos incluem a disseminação de cisternas no semiárido brasileiro e a fossa séptica biodigestora da Embrapa, que foram difundidas em larga escala. A Semana Nacional de Tecnologia Social, prevista para maio de 2026 em Brasília, reunirá especialistas e líderes para discutir novos investimentos sociais e premiar os projetos certificados. As inscrições devem ser feitas pelo portal Transforma!.

