Home / Brasil e Mundo / Integração com Pacífico será tema de viagem ministerial à China

Integração com Pacífico será tema de viagem ministerial à China

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, lidera uma missão oficial à China entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, com foco em atrair investimentos para o Brasil e avançar na integração logística entre a América do Sul e a Ásia por meio do Oceano Pacífico. Junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a comitiva visita o Porto de Xangai e o hospital inteligente da província de Zhejiang, cuja tecnologia será replicada no Brasil para modernizar o Sistema Único de Saúde (SUS).

A visita ao Porto de Xangai é estratégica para o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, que reúne cinco rotas para aprimorar a logística nacional integrando múltiplos modais de transporte como rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. O Porto de Xangai conecta-se a mais de 700 portos em 200 países, funcionando como elo asiático com o Porto de Chancay, no Peru, integrante desse projeto brasileiro. A rota bioceânica via Chancay destaca-se por ser mais rápida e econômica, evitando pedágios elevados de outras rotas como os canais de Suez e Panamá, além de apresentar menor custo por tonelada transportada, menor tempo de navegação e menor emissão de gases carbônicos, o que resulta em uma significativa economia logística para o Brasil.

No campo da saúde, a comitiva visita o Zhejiang Hospital, pioneiro em tecnologias avançadas como inteligência artificial, telessaúde e automação hospitalar. O Brasil planeja implementar um hospital inteligente alinhado a esse modelo para integrar avanços tecnológicos ao SUS. O projeto de construção do primeiro hospital inteligente brasileiro foi aprovado pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do BRICS, com financiamento de aproximadamente US$ 320 milhões. Esses recursos serão destinados à infraestrutura, equipamentos e capacitação profissional. O Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente será instalado em São Paulo, dentro do complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e terá caráter escalável e replicável.

A missão inclui ainda reuniões com empresários e investidores para fomentar parcerias estratégicas e investimentos, reforçando a cooperação técnica e financeira com a China em áreas como infraestrutura, inovação, saúde e planejamento urbano. O projeto do hospital inteligente une a expertise chinesa em saúde digital, a capacidade financeira do banco do BRICS e o esforço brasileiro para modernizar sua rede pública de saúde, representando um avanço significativo na área hospitalar e na integração logística com o mercado asiático.