A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, traz uma atração especial que promete encantar principalmente as crianças: uma réplica inflável de uma baleia jubarte adulta medindo 14 metros de comprimento, instalada no gramado de entrada do arboreto, principal local de visitação pública da unidade de conservação. A iniciativa integra uma programação educativa e gratuita que acontece de 20 a 26 de outubro de 2025, com o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação dos oceanos e a relação entre o meio ambiente marinho e o clima.
O evento deste ano adota o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, e o Jardim Botânico se une a parceiros como Embrapa Solos, Instituto Baleia Jubarte e Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo para oferecer mais de 30 atividades, incluindo jogos, brincadeiras educativas, visitas guiadas, exposições, palestras e mesas redondas, todas focadas na cultura oceânica e sua importância para o futuro sustentável. A programação também destaca a natureza costeira da Mata Atlântica e sua conexão com o oceano Atlântico, ressaltando a biodiversidade e os saberes tradicionais associados.
Além da baleia jubarte inflável, atrativo que possibilita ao público a experiência de entrar no interior da réplica e conhecer detalhes da espécie, o Jardim Botânico disponibiliza diversas oficinas, estandes e trilhas, como a Trilha da Mata Atlântica e a visita Cactáceas Costeiras, que evidenciam as plantas características do bioma litorâneo. Escolas podem agendar visitas pelo site do Jardim Botânico, enquanto demais visitantes podem participar livremente das atividades. Essa edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reforça a importância do diálogo entre a ciência, a cultura e a educação ambiental para enfrentar os desafios das mudanças climáticas a partir da valorização da cultura e da conservação dos oceanos.

