O governador João Azevêdo entregou, nesta quinta-feira (11), no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, o novo Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba, obra na qual foram investidos mais de R$ 2 milhões. A unidade fortalecerá o atendimento que já existe a pessoas com deficiência, utilizando o cavalo nas atividades de desenvolvimento biopsicossocial.
A solenidade também foi marcada pela entrega de honrarias e medalhas a autoridades que contribuíram com o engrandecimento das instituições policiais do estado e com a construção do novo Centro de Equoterapia de João Pessoa.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas de inclusão social. “Fazer gestão é cuidar das pessoas e nós identificamos, através de uma visita da primeira-dama Ana Maria Lins, a demanda de um trabalho que já era realizado pela Polícia Militar e, assim, montamos uma estrutura com todas as condições para que as crianças pudessem ter um tratamento adequado e que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias que têm acesso a um atendimento especializado e de qualidade”, frisou.
A primeira-dama Ana Maria Lins destacou que o novo espaço irá permitir a ampliação dos atendimentos, possibilitando que mais pessoas se beneficiem dos serviços de equoterapia, assegurando bem-estar e o desenvolvimento das crianças. “Nós tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar, de ouvir relatos de mães sobre como as terapias aqui desenvolvidas melhoraram a vida de seus filhos e, a partir desses depoimentos, levamos ao governador João Azevêdo a necessidade de ampliar e melhorar essa ação e ele de pronto acolheu o pleito porque temos um governo estadual comprometido com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que olha para todos os segmentos, e hoje estamos aqui para celebrar junto com as famílias essa grande conquista”, declarou.
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, afirmou que o Centro de Equoterapia representa mais uma conquista para a Polícia Militar e para a sociedade. “Essa é a entrega importante de um equipamento e de um serviço especializado, agora, com um ambiente adequado e sabemos do alcance desse atendimento que interage diretamente com a população e nos traz muita alegria”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, pontuou que o novo equipamento garante mais inclusão e melhoria do serviço público. “Esse é um momento histórico e de grande importância para a nossa corporação e para a população paraibana, resultado da visão estratégica do governador. Esse Centro representa um avanço significativo na missão de servir e proteger, oferecendo mais um equipamento de reabilitação, garantindo um futuro melhor e mais inclusivo”, comentou.
O coordenador do Centro de Equoterapia e comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Gleidistone Cavalcanti, comemorou a entrega de um equipamento moderno e acessível para a realização da equoterapia, que será ampliada com a nova estrutura. “Hoje o nosso público atual são policiais militares e seus dependentes, mas com a parceria que estamos firmando com as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Humano e a Funad, vamos ampliar os nossos atendimentos para a população em geral, com a contratação de novos profissionais. Esse novo equipamento demonstra o cuidado do governo com as pessoas com deficiência, pois em dias de chuvas, por exemplo, liberávamos todos os praticantes e hoje isso não acontece mais”, comentou.
A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão, evidenciou que o novo equipamento mostra, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado para ampliar os pontos de atenção para a pessoa com deficiência. “A intenção é de que esse serviço seja ampliado e que a gente possa fazer uma regulação de acesso para esse atendimento. As crianças têm um atendimento multiprofissional nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e com os equitadores, melhorando a qualidade de vida e complementando o processo de reabilitação”, disse.
O Centro de Equoterapia promove atividades com cavalos para pessoas com deficiência, em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação e conta com profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e equitadores.
Dentre os ambientes que integram o novo Centro de Equoterapia estão salas multiprofissionais, sala de avaliação, diretoria, sala de estar, espaço de montagem, auditório e alojamento.
Ana Paula Ferreira, mãe de Arthur de 11 anos, celebrou a entrega da nova estrutura e destacou a importância do equipamento para a melhoria da qualidade de vida de seu filho. “Depois que meu filho começou a fazer equoterapia passou a ter mais paciência, a melhorar a postura e como mãe me sinto realizada com o progresso dele. Frequentamos o antigo centro e ficamos felizes de ver essa nova estrutura. Antes, aulas eram canceladas em dias de chuva e agora não vamos ter mais esse problema porque temos uma área coberta, com acessibilidade”, relatou.
Kyvia Falcão, mãe de Samuel, de 4 anos, falou da expectativa de iniciar as terapias do filho no novo Centro de Equoterapia. “Meu filho tem síndrome de Down e a expectativa é grande para que ele consiga amar os animais e desenvolver a parte de equilíbrio, cognitiva, de relacionamento e estou muito feliz de poder iniciar mais essa nova etapa”, comentou.
Prestigiaram a solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro; a segunda-dama Camila Mariz; o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; os deputados estaduais João Gonçalves e Jutay Menezes; o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo Vieira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo; a superintendente da Suplan, Simone Guimarães; a secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; o secretário da Saúde, Arymatheus Reis; o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano; o secretário da Administração, Tibério Limeira; o chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; o secretário executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros; o secretário executivo da Comunicação Institucional, Fábio Barros, dentre outros auxiliares da gestão estadual.
Fonte: paraiba.pb.gov.br