João Pessoa bate marca de 500 mil vacinas contra Covid-19 aplicadas em 48 horas; prefeito visita postos de imunização

A Prefeitura de João Pessoa atingiu a marca de 500 mil doses aplicadas de vacinas contra Covid-19, na manhã desta sexta-feira (16). O quantitativo foi comemorado pelo prefeito Cícero Lucena, que destacou o esforço da gestão para manter a filosofia de que ‘as vacinas devem estar no braço das pessoa e não nas geladeiras’.

Fotografia: Sérgio Lucena

Desde o início da manhã, o prefeito e o vice-prefeito Leo Bezerra visitaram postos de vacinação, onde as equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizavam a imunização do público 40+ e 35+.

“Fico feliz que nessa primeira rodada a gente veja que a organização está funcionando, tanto que todos que chegam se vacinam de forma tranquila. Só na primeira hora vacinamos 2.500 pessoas e isso mostra que acertamos em nosso planejamento”, afirmou o prefeito.

Cícero e Leo estiveram no Mangabeira Shopping, onde a aplicação foi iniciada em formato drive-thru às 10h, e o Centro Cultural de Mangabeira, um dos 22 postos para pedestres abertos desde às 8h.

A dona de casa Érika Germano, de 42 anos, mora em Mangabeira e escolheu o Centro Cultural para se vacinar. “É de grande importância para preservação da vida. Estava ansiosa para chegar a minha vez e agora fico mais sossegada”, afirmou após receber a primeira dose.

Público 35+ – Às 10h a Prefeitura de João Pessoa abriu as primeiras 12 mil vagas para atendimento do público 35+. A aplicação ocorrerá durante o final da manhã e toda tarde. Às 16h e às 20h novas vagas serão abertas até o suprimento da demanda para este grupo. A expectativa da gestão é que neste sábado (17) já se inicie a vacinação das pessoas a partir dos 30 anos.

Como tem ocorrido desde o início da utilização do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br., quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendar o atendimento pode procurar um posto de vacinação para ter a orientação necessária para garantir sua dose.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente.

Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os postos de vacinação:

Drive-thru (10h de sexta-feira até 10h de domingo)

– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

– UFPB (Castelo Branco)

– Unipê (Água Fria)

– Sesi (Costa e Silva)

– Mangabeira Shopping

– Uninassau, acesso Avenida Rio Grande do Sul (Bairro dos Estados)

Ginásios (8h às 17h – sexta-feira e sábado)

Distrito Sanitário I

– Escola Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)

– Escola Duarte da Silveira (Costa e Silva)

– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

– Escola Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

– Escola Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)

Distrito Sanitário II

– Escola Francisco da Nóbrega (Cristo)

– Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)

– Escola Leônidas Santiago (Varjão)

– Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III

– Escola Dom Helder (Valentina Figueiredo)

– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

– Escola Radegundes Feitosa (José Américo)

– Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)

Distrito Sanitário IV

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

– Escola José Peregrino de Carvalho (Ilha do Bispo)

– Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)

– Escola Municipal Violeta Formiga (Mandacaru)

Distrito Sanitário V

– Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

– Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

– Escola Cônego Mathias Freire (Torre)

– Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)

– ECIT Presidente João Goulart (Castelo Branco)

Com de Arthur Araújo e a edição de Andrea Alves