A Prefeitura de João Pessoa estendeu, até o dia 30 de novembro, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de imunização da criança e do adolescente. O público-alvo são pessoas menores de 15 anos de idade não vacinadas ou com esquemas vacinais incompletos. A prorrogação do período de mobilização segue a orientação do Ministério da Saúde para ampliar o número de crianças e adolescentes com a vacinação atualizada.
A campanha tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis para os menores de 15 anos de idade.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes para atualizar a caderneta de vacinação, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde da família (USF), das 7h às 11h e das 12 às 16h; policlínicas municipais de Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Praias, das 7h às 17h; e Centro Municipal de Imunizações (CMI), das 8h às 16h.
Ao todo, a campanha disponibiliza doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente. São elas: BCG, DTP (tríplice bacteriana), dT (dupla adulto), dTpa, Febre amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningocócica ACWY (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Penta (DTP/Hib/Hep B), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Vacina Pneumocócica 10 valente, Varicela, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina Oral Poliomielite) e VRH (Vacina Rotavírus Humano).
A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 1º de outubro. Em João Pessoa, apenas no Dia D da mobilização, realizado em 16 de outubro, foram aplicadas 6.394 doses das diversas vacinas ofertadas.
Com texto de Thibério Rodrigues e edição de Cristina Cavalcante