Joe Biden é eleito Presidente dos EUA. ASSISTA 1º DISCURSO AO VIVO

Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos. Segundo a última projeção da CNN norte-americana, divulgada no início da tarde deste sábado (7), o democrata conseguiu virar sobre Donald Trump na Pensilvânia e Geórgia, e ultrapassou a marca de 270 delegados necessários para se eleger o 46º presidente americano.

A CNN dos EUA passou a cravar a vitória de Biden após a contagem de 2797 mil votos na contagem da Filadélfia, estado da Pensilvânia. Destes, 85% favoreceram o candidato democrata e aumentaram sua diferença para o republicano Trump para mais de 30 mil votos, assegurando sua vitória uma vez que o vencedor na Pensilvânia leva consigo 20 delegados. A projeção mais recente da CNN indica que Biden soma 273 delegados, contra 213 de Trump.

Vale ressaltar que a contagem ainda está em curso e que a campanha do atual Presidente Donald Trump judicializou o processo em vários estados, inclusive na própria Pensilvânia. Na Geórgia houve recontagem de votos e a diferença positiva entre Biden e Trump aumentou. A despeito disso, após os grandes veículos de comunicação americanos como CNN, Bloomberg e outros cravarem a vitória, o próprio Biden veio a público através do Twitter:

Tradução livre: “América, estou honrado em ter sido escolhido para liderar esta grande nação. O trabalho a nossa frente será árduo, mas posso prometer uma coisa: serei presidente de todos os americanos, quer tenham votado em mim ou não. Seguirei com a fé que vocês depositaram em mim”.

Donald Trump não reconhece a vitória do adversário acusando todo o processo de fraudulento e exigindo a apuração apenas do que chamou “votos válidos”:

Tradução Livre: “EU GANHEI ESTA ELEIÇÃO POR UMA ENORME DIFERENÇA!”
Tradução Livre: “71.000.000 de votos válidos. A maior votação da história já recebida por um Presidente em exercício”.

A despeito das acusações polêmicas do presidente americano, líderes do mundo inteiro seguem parabenizando Joe Biden pelo resultado vitorioso nas eleições. Aqui no Brasil, até a publicação desta reportagem, o Palácio do Planalto permanecia em silêncio. No entanto, algumas autoridades se manifestaram na redes sociais:

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia:

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso:

A CNN Brasil fará transmissão e tradução simultânea ao vivo do primeiro discurso de Joe Biden agora como o 46º Presidente americano eleito.

Clica e assista:


Redação NegoPB