O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, notificou 150 condutores que dirigiam sob efeito de álcool, durante o mês de outubro. O balanço foi divulgado, nesta quarta-feira (3), pela Divisão de Policiamento e Fiscalização do órgão. As ações também foram interiorizadas, com destaque para a cidade de Campina Grande.
De acordo com o balanço mensal, foram realizados 929 testes de bafômetro, que resultaram na apreensão de 107 carteiras de habilitação (CNHs) e na remoção de 31 veículos aos pátios do órgão. A operação ainda autuou 122 condutores em flagrante, pela prática de outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o chefe da Divisão de Policiamento e coordenador da Lei Seca, coronel Rochester Vale, as fiscalizações foram intensificadas, com o objetivo de continuar coibindo os abusos praticados por muitos condutores que ainda insistem em desobedecer às leis de trânsito, principalmente os que se referem às infrações relacionadas à embriaguez ao volante.
O CTB prevê que os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá responder por processo de cassação da CNH.