Home / Brasil e Mundo / Liesa divulga calendário dos ensaios técnicos das escolas de samba

Liesa divulga calendário dos ensaios técnicos das escolas de samba

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) divulgou o calendário oficial dos ensaios técnicos para o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026, que ocorrerão na Marquês de Sapucaí. Cada escola do Grupo Especial realizará dois ensaios no Sambódromo, utilizando uma estrutura idêntica à dos desfiles oficiais, com luz, som e operação de pista em pleno funcionamento, com entrada gratuita para o público.

Os ensaios estão programados para acontecer entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro, sempre às sextas, sábados e domingos. As escolas do Grupo Especial desfilarão em revezamento, sendo que o formato adotado desde o ano passado reduz de seis para quatro o número de agremiações por dia, o que permite que cada apresentação dure entre 70 e 80 minutos, tempo maior para apresentações mais detalhadas dos enredos.

Uma das principais novidades para este ano é a inclusão dos desfiles das escolas mirins na abertura da programação dos ensaios técnicos, em três datas diferentes. Essa iniciativa visa reforçar o papel dessas escolas juvenis na formação de novos sambistas e na renovação do carnaval carioca.

No primeiro dia, 30 de janeiro, terão ensaios Acadêmicos de Niterói, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estação Primeira de Mangueira e Unidos da Tijuca, a partir das 21h. No sábado seguinte, dia 31, a partir das 18h, abertura com as escolas mirins, seguida pelas escolas Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Portela. No domingo, 1º de fevereiro, as escolas mirins desfilarão às 17h30, com o Grupo Especial na sequência: Unidos do Viradouro, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis.

O calendário segue da mesma forma na semana seguinte, com repetições dos ensaios de cada escola e inclui a tradicional lavagem da passarela no dia 7 de fevereiro. Os desfiles oficiais do Grupo Especial ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com quatro agremiações se apresentando a cada dia, seguindo a ordem definida pela Liesa.

Essa programação dos ensaios técnicos é um momento fundamental para as escolas ajustarem canto, evolução e harmonia, além de permitir que o público antecipe o clima do Carnaval 2026, em um espetáculo que mantém a tradição e a inovação do samba carioca.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)