Home / Brasil e Mundo / Lula chega a Roma para eventos sobre segurança alimentar

Lula chega a Roma para eventos sobre segurança alimentar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Roma neste domingo, 12 de outubro de 2025, para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O evento principal ocorrerá na segunda-feira, 13, e marca os 80 anos da criação da FAO. O convite para Lula participar como orador principal partiu do diretor-geral da organização, Qu Dongyu, após o anúncio de que o Brasil saiu do Mapa da Fome, com menos de 2,5% da população em risco de subnutrição — um feito que o presidente atribui à retirada de 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio de seu governo.

Neste contexto, o Fórum Mundial da Alimentação reúne líderes e especialistas para discutir políticas e práticas inovadoras para a segurança alimentar global, alinhado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A edição de 2025 é estruturada em três pilares principais: Juventude, Ciência e Inovação e Investimentos, e contará com uma série de atividades comemorativas, incluindo a inauguração do Museu da Alimentação e Agricultura e exposições especiais, que visam reconhecer boas práticas no combate à pobreza e promoção da agricultura sustentável.

Durante sua estadia na capital italiana, Lula também participará da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a presidência brasileira do G20 para acelerar esforços contra a fome e a desigualdade. Presidida em parceria com a Espanha, a Aliança reúne cerca de 200 membros, entre governos, instituições financeiras e organizações internacionais, e avalia avanços em programas de combate à fome em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia. Lula deve ainda inaugurar o espaço que abrigará o secretariado da Aliança, sediado na FAO com escritórios distribuídos em Brasília e outras capitais globais.

Além dos compromissos na FAO, o presidente brasileiro será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano, encontro que ocorre pela primeira vez desde a eleição do pontífice em maio de 2025. A reunião entre Lula e o líder da Igreja Católica deve abordar temas humanitários, incluindo a insegurança alimentar agravada por conflitos e os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

A programação do Fórum Mundial da Alimentação seguirá até o dia 18 de outubro, com atividades de alto nível e celebrações que pretendem reforçar o protagonismo internacional do Brasil na luta contra a fome e a promoção da segurança alimentar global. Após a agenda em Roma, a comitiva presidencial tem retorno previsto ainda para a noite de segunda-feira.